quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

53 casos de Aids identificados em Caçapava do Sul

No mês do Dia Mundial da Luta Contra Aids, 1º de dezembro, diversas ações estão previstas: as agentes de saúde, durante as visitações, usarão a fitinha vermelha (símbolo da luta), divulgarão o serviço Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST/Aids e distribuirão preservativos. Informações referentes à doença serão divulgadas no rádio durante o mês.

Caçapava do Sul conta com um Núcleo de Atendimento em DST/Aids que funciona nas quintas-feiras na Policlínica, onde é feito o teste rápido anti-HIV, aconselhamento pré e pós teste, entrega de medicamentos e assistência aos pacientes.

Segundo a psicóloga responsável pelo setor DST/Aids no município, Cristiane Campos, o atendimento no Núcleo é totalmente sigiloso e os profissionais são capacitados para dar orientação sobre o resultado do teste, independente dele ser positivo ou negativo. Quando o resultado é positivo, o Núcleo é responsável por encaminhar as pessoas para tratamento. A referência em DST/Aids para Caçapava é o Ambulatório Vida, em Cachoeira do Sul. Por isso algumas vezes os pacientes têm que viajar até lá para manter um acompanhamento médico adequado.

A psicóloga informa que de 1990 a 2012, o município tem 53 casos de Aids identificados, 31 homens e 22 mulheres.

- De 2002 para cá, foi crescente a contaminação em Caçapava, sendo que em 2008 foi o ano que tivemos mais novos casos (oito). Nos últimos quatro anos temos uma média de 4 novos casos notificados por ano – disse Criatiane Campos.
Conforme o enfermeiro Giovani dos Santos Freitas, coordenador municipal do Programa DST/AIDS e hepatites virais em Caçapava, a principal faixa etária contaminada é de 25 a 55 anos.
Ele também informa que dia 1° de dezembro o Ministério da Saúde lançou um protocolo de tratamento medicamentoso, onde todos os casos de HIV positivo vão utilizar a medicação antirretroviral, independente da presença de sintomas ou da carga viral. O acompanhamento é feito, a cada três meses, através de exames de contagem de linfócitos CD4 e carga viral, que são encaminhados para avaliação médica em Cachoeira.
O enfermeiro salienta que testes rápidos são realizados em todos ESF’s e que nos últimos meses o programa de atendimento em HIV/Aids e hepatites virais do município tem sido organizado em diversos setores, como no fluxo de encaminhamento de material coletado para exame CD4 até o centro de referência de carga viral no HUSM e cadastro atualizado, entre outros pontos.
Para evitar a Aids, as medidas mais eficazes são usar preservativo (masculino ou feminino) e nunca compartilhar agulhas ou seringas. As gestantes devem fazer o teste anti-HIV no pré-natal. Atividades sociais, como beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos; suor ou lágrimas não transmitem a doença.
Cristiane Campos salienta a importância de fazer o teste:
- Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações médicas, ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de ter filho sem HIV se seguirem o tratamento durante o pré-natal, parto e pós-parto – falou.

O teste é gratuito, não precisa estar em jejum para ser feito e não precisa de requisição médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário