quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Prefeitura fará a entrega do novo terreno a Unipampa na próxima sexta-feira

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus de Caçapava do Sul, receberá da Prefeitura do Município uma área de aproximadamente 30 hectares para expansão do seu Campus a partir de 2014. A cerimônia de assinatura da escritura pública da área em favor da Universidade acontece na próxima sexta-feira, dia 20 de dezembro, as 19h45min, no auditório da própria Unipampa em Caçapava.
Na oportunidade o Prefeito Otomar Vivian fará uma explanação de todo o processo até chegar a esta doação do terreno a Universidade e também dos planos do Município para crescer junto com o Campus local da Instituição.
Há cerca dois meses, a Unipampa remeteu uma carta a Prefeitura solicitando uma área grande perto do Campus para dar continuidade a expansão da Universidade em Caçapava do Sul, já a partir do primeiro semestre de 2014, abrangendo a construção da Casa do Estudante, que deve ser a primeira obra, restaurante universitário, dois novos prédios com sala de aula, laboratórios de referencia, gabinete para novos professores, uma biblioteca pública para uso da Universidade e da comunidade, auditório e uma área de pesquisa que será uma das maiores e melhores da América Latina. A intenção da Unipampa é investir neste primeiro momento cerca de R$ 40 milhões em Caçapava do Sul, com a expansão do Campus.
Com isso, a partir do comunicado oficial da Universidade solicitando uma nova área, seis vezes maior do que a existe, que é atualmente de 5 hectares, a Prefeitura foi atrás dos proprietários de terras ao lado da Unipampa e conseguiu negociar com sucesso 30 hectares.
Na solenidade que contará com a presença da Reitora, Ulrika Arns, e o Diretor local do Campus, Marco Antonio da Fontoura Hansem, será explanado todos os projetos de ampliação da Universidade em Caçapava, quais as obras que começam primeiro e os projetos que ainda precisam ser licitados.
Este momento é tão importante para Caçapava do Sul, porque os reflexos deste ato serão muito fortes pelos próximos 20 anos”, disse Vivian.
O Prefeito mencionou também que o Município deve começar a se planejar para receber mais alunos, preparar projetos de infraestrutura no entorno da Universidade em parceria com o Governo Federal e também levar para comunidade a importância de termos no município uma Universidade Federal em plena expansão.
A escritura será assinada pelo Prefeito Otomar Vivian, a Reitora da Unipampa, Ulrika Arns, e pelo professor Marco Antonio, Diretor do Campus local.

Atualmente a Unipampa possui em Caçapava os cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Geologia, Geofísica, Licenciatura e Ciências Exatas e Tecnologia em Mineração. Com a expansão do campus novos cursos serão implantados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário