quarta-feira, 30 de abril de 2014

Caçapava tem os melhores índices das condicionalidades do Bolsa Família na região

Após a realização da plenária do programa Bolsa Família, a Secretaria da Assistência Social(SMAS) de Caçapava do Sul divulgou os índices das condicionalidades do programa, nas áreas da educação e saúde.

Segundo a coordenadora da área da saúde do Bolsa Família, Aline Oliveira e da coordenadora da área da educação do programa, Lucia Tolfo, os índices de acompanhamento das famílias nestas áreas superam a média nacional e também são os melhores entre as cidades da região.

- Conforme o último relatório do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), referente ao mês de abril de 2014, Caçapava tem 2.054 famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família na área da saúde. Destas, 82,42%, o que equivale a 1.693 famílias, estão sendo acompanhadas. A média nacional na área da saúde é de 73, 18%.

Já, na área da educação do programa Bolsa Família, o índice de acompanhamento é ainda melhor. Ao todo, 98,14% das crianças e jovens entre 6 e 17 anos, estão tendo o acompanhamento de frequência escolar. A média nacional é de 92,03%.

De acordo com as coordenadoras, o programa Bolsa Família é destinado às famílias de baixa renda, que são aquelas com renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. 

Para entrar no Bolsa Família, a família tem que fazer o cadastro único para os programas sociais do Governo Federal. A partir das informações do cadastro, o Governo identifica e analisa as pessoas que devem ser beneficiárias.

- O acompanhamento das condicionalidades nas áreas da saúde e educação é feito para saber se a família está apta, ou seja, cumprindo os requisitos para receber o benefício. Na área da saúde é feito o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, e, vacinação em dia e pré-natal em dia para as gestantes. Na área de educação o acompanhamento é feito através da análise da frequência escolar. Para as crianças e adolescentes, o mínimo de frequência permitida é 85% e para adolescentes de 16 a 17 anos, o mínimo de frequência permitido é de 75% - explicam as coordenadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário