domingo, 20 de abril de 2014

Festa do Divino começa neste fim de semana

Fonte: Gazeta de Caçapava

Uma das comemorações religiosas mais tradicionais começou neste final de semana, a Festa do Divino Espírito Santo. 

A abertura oficial ocorreu neste sábado, dia 19, às 6 horas, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção para a cravação do mastro e hasteamento da bandeira do Divino. No mesmo dia começam as visitas dos festeiros que carregam a bandeira e levam a benção da casa.  

Neste mês também começam as festas nas comunidades do interior. A primeira ocorre na Capela São Pedro, nos Lanceiros, no dia 27 de abril. A comunidade do Seival fará sua confraternização no dia 04 de maio, na Capela São Geraldo. E no dia 25 de maio, será a vez dos moradores do Caldeirão confraternizarem na Capela São João Batista.

Segundo a comissão dos festeiros, o objetivo da Festa do Divino deste ano é arrecadar recursos, que serão destinados à ampliação do salão paroquial. O projeto da paróquia também prevê a construção de salas de catequese, secretarias e espaço para atendimento ao público.

A programação da Festa do Divino segue nos meses de maio e junho com as confraternizações na cidade. Serão realizadas novenas, jantares festivos e bingos, entre os dias 30 de maio e 07 de junho. O encerramento ocorre no domingo, dia 08 de junho, com a procissão do Divino Espírito Santo, Celebração Eucarística de Pentecostes, apresentação dos festeiros de 2015, retirada do cortejo com a bandeira e um almoço festivo no Salão Paroquial.

A Festa do Divino Espírito Santo é a mais antiga das comemorações religiosas de origem portuguesa (século XIV). Em Caçapava do Sul, o registro oficial mais antigo da Festa do Divino data de maio de 1839, ano de instalação da Capital Rio-Grandense nesta cidade. 

É realizada durante a semana que antecede o Domingo de Pentecostes em celebração à vinda do Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário