sábado, 17 de maio de 2014

Abertura da 24º Feira foi marca pela emoção

Na noite desta sexta-feira, dia 16, teve inicio a 24º Feira do Livro de Caçapava do Sul, que é realizada no salão paroquial. A cerimônia contou com a presença da comunidade cultural, autoridades e com a Patrona deste ano da Feira, Felicia Teresinha Lopes.
O evento começou com uma apresentação do Coral Municipal Caçapavano, retornando as suas atividades que estavam paralisadas há três anos. Este retorno do Coral emocionou os presentes, onde o Maestro Nei Beck informou que a entidade estava paralisada desde 2011, mas agora graças ao apoio do Poder Público o Coral retornou com força total.
Na seqüência, o Coordenador Geral da Feira, Pedro Vanolin Macedo, comandou a posse de Felicia Lopes, como Patrona deste ano da maior festa cultural da cidade, que é a Feira do Livro.
Após, aconteceu uma homenagem ao Professor Alexandre Severo, falecido este ano, através do Grupo de Percussão, Ala Show.
No final o anfitrião da Feira, o Prefeito Otomar Vivian, fez o uso da palavra para agredecer a comissão organizadora do evento e disse que todo o apoio que a Administração Municipal deu para retomada do Coral e o incentivo financeiro para Feira, não fez mais que a sua obrigação, porque incentivar a cultura na visão do Prefeito é investimento.
Para encerrar a primeira noite que foi dedicada ao Instituto Estadual do Livro, a coordenação da Feira, ofereceu um coquetel de confraternização.
Participaram também da abertura o Presidente da Câmara, Peter Linhares, o Vice Prefeito Ilson Tondo, Secretários Municipais, Vereadores, o Padre Rudinei Lasch e as entidades que estão de responsáveis pelos estandes dos livros, APAE, Banco da Amizade, Biblioteca Pública, Colégio Coeducar, ETERRG, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Ponto de Cultura, PTG Ronda das Sesmarias, Secretaria de Educação e Unipampa.
Confira o restante da programação da 24º Feira do Livro, que vai até o dia 25 de maio:

SÁBADO - DIA 17

- O sábado, dia 17, será dedicado a patrona. Neste dia, o Grupo de Música Folclórica Italiana e Gaúcha Dal Sogno ala Realtá e o coral SEST/SENAT, de Pelotas, farão uma apresentação.
- Nesta noite, a feira terá a presença da escritora Vera Rheingantz Abuchaim.

DOMINGO - DIA 18

- Já o domingo, dia 18, a escritora Elma Sant’Ana será a homenageada. Será um dia para falar sobre a tradição e o folclore gaúcho. 

- Na tarde haverá apresentações da invernada do CTG Família Nativista, do grupo de danças afro-brasileiras Clara Nunes. 

- Às 19h20min, está prevista a apresentação do documentário da TV Ovo e do Ponto de Cultura “A Semi-lua e a Estrela”.

- Após, palestra com Elma Sant’Ana, sobre a vida e a obra da heroína Anita Garibaldi e o lançamento do livro “Volta ao mundo em 500 poemas – 40 anos de estrada”, do editor e poeta Rossyr Berny.


SEGUNDA-FEIRA - DIA 19

- Na segunda-feira, dia 19, pela manhã, acontece a oficina “Medicina e fé no universo feminino: parteiras e benzedeiras”, com Elma Sant’Ana, no IEE Dinarte Ribeiro.
- À tarde, a partir das 14 horas, terá a Hora do Conto, com a professora Lucilene Porto e à noite, homenagem ao escritor Élvio Vargas.


TERÇA-FEIRA - DIA 20

- O dia 20, será dedicado à Contação de Histórias. Neste dia acontece a segunda parte da oficina e palestra com Élvio Vargas, no Salão Paroquial. 

- À noite, a escritora Gládis Pedersen será saudada e falará sobre “A Linguagem Simbólica da Literatura e a Construção da Identidade Moral na Criança e no Jovem”. 

- Logo após, é a vez do escritor Walmor Santos, que fará uma palestra abordando o tema “É preciso sonhar para ser feliz”.


QUARTA-FEIRA - DIA 21

- Na quarta-feira, o escritor ministra oficina no IEE Dinarte Ribeiro. Durante o dia 21, os escritores Walmor Santos e Gládis Pedersen terão atividades na Feira do Livro. 
- À noite, a psicóloga e escritora, Adriana Rocco falará sobre “Desenvolvimento Psicológico Infantil – a arte de criar futuros”.


QUINTA-FEIRA - DIA 22

- O dia 22 será dedicado ao conto. Neste dia o projeto Baú da Leitura estará na feira. O baú proporciona a troca de livros, entrega um título e leva outro para casa. 
- Às 17 horas, será realizado um culto ecumênico no Salão Paroquial, às 19 hs, sessão solene na Câmara de Vereadores e às 20 hs apresentação do Coral Municipal Infanto Juvenil. 
- Nesta noite, a homenageada será a escritora Jane Tutikian.

SEXTA-FEIRA - DIA 23

- A sexta-feira, será para a crônica. O escritor Rafael Guimaraens realiza oficina. Ele e a escritora Jane Tutikian terão diversas atividades neste dia.
- À noite, o escritor falará sobre “A importância da leitura no desenvolvimento da imaginação”.

SÁBADO - DIA 24

- O sábado, dia 24 será dedicado aos escritores caçapavanos e convidados: Binoca Walmarath, Carlos Leão, Ercília Garcia Luiz, Gujo Teixeira, Ivan Pessoa, Luiz Hugo Burin, Maria Barbiero Venite, Tatiane Tavares Leão e Taugo Costa.
- A tarde, está programado diversas apresentações artísticas e às 18hs apresentação da Banda Municipal Dr. Cyro Carlos de Melo, em frente ao Salão Paroquial.
- À noite, a comunidade cultural caçapavana presta homenagem à Sociedade dos Amigos de Caçapava do Sul (SACS).


DOMINGO - DIA 25

- No dia 25, último dia de feira, acontece o almoço “Homens na Cozinha”, promovido pelo Lions Clube. - A partir das 16 horas apresentações artísticas, às 19hs momento musical com Enio Dias e Pedro Porto. 
- À noite, o economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos será homenageado. 

- Após, apresentação do sarau poético, organizado pela Casa do Poeta, Ponto de Cultura, Secultur, Unipampa e Cine Clube Vagalume, em homenagem a Lupicínio Rodrigues.
- O fechamento dos estantes e encerramento da feira, está previsto para as 22 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário