terça-feira, 27 de maio de 2014

Caçapava será sede da 27ª Feira Nacional de Ovinos (FENOVINOS)

O Prefeito, Otomar Vivian, juntamente com o Vice-Prefeito, Ilson Tondo; Presidente do Sindicato Rural, Sandro Ferreira; Secretário da Agropecuária, Lucio Moreira; Secretário Adjunto da Agropecuária, Marcelo Cunha e o Chefe da Inspetoria Veterinária e representante da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, Paulo Sérgio Machado; anunciaram nesta terça-feira, dia 27, que Caçapava do Sul será o município sede da 27ª Feira Nacional de Ovinos (FENOVINOS).
O evento, que é responsável por reunir expositores de diversos lugares do Estado e do país, acontecerá em maio de 2015 no Parque de Exposições Elyseu Bemfica.
Segundo o Prefeito, Otomar Vivian, esta iniciativa do Presidente do Sindicato Rural, Sandro Ferreira, o empenho da Secretaria de Agropecuária e a participação da Inspetoria Veterinária, faz com que o município seja projetado em um cenário nacional no próximo ano. 
- Um evento desta natureza significa a retomada da autoestima para a cidade e um incentivo para a agricultura, o setor primário, que movimentam boa parte da economia na nossa região. Sem dúvida, será uma cadeia de ganhos para o município - afirmou o Prefeito.
O Presidente do Sindicato Rural, Sandro Ferreira, contou que graças ao diálogo e o maior contato com os expositores, feitos neste ano, contribuíram decisivamente para a escolha de Caçapava do Sul, e anunciou que até a data de realização do evento devem ser concluídas as melhorias no parque de exposições. 
- Vamos arrumar a pista, modernizar os salões e iniciar um processo de adequação do Parque com a Lei de acessibilidade, disponibilizando acesso para cadeirantes - disse.
A feira que acontece todos os anos em uma cidade diferente do Brasil, deve atrair para Caçapava expositores de todas as regiões do |RS e também de outros Estados da Federação. 
Atualmente o município tem uma população de aproximadamente 80 mil cabeças de ovinos. Conforme o Chefe da Inspetoria Veterinária, Paulo Sérgio Machado, mesmo com a lã desvalorizada, os investimentos em rebanhos vem aumentando devido à valorização da carne de ovinos. Quanto ao número de bovinos, o município é o 11º rebanho do estado, em número de animais e o 6º colocado no Rio Grande do Sul em números de abate bovino.
A Fenovinos, criada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), tem como propósito incentivar a retomada da ovinocultura. No evento são realizados julgamentos e remates. É realizada todos os anos de forma rotativa em municípios gaúchos e brasileiros, a comercialização é centralizada principalmente em ventres, por ser o período adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário