sexta-feira, 4 de julho de 2014

Chuva forte volta a ocasionar prejuízos em Caçapava do Sul


Foto: Assistência Social faz estoque de alimentos

Na manhã desta sexta-feira, dia 04, a Secretaria de Assistência Social junto com a Defesa Civil do Município, entraram e alerta total devido a chuva forte que caiu em Caçapava do sul na noite de quinta-feira.
Na última semana, cerca de quatro casas foram danificadas pelas chuvas, duas na cidade e duas no interior, além de estragos em ruas, estradas e pontes.
Já na sexta-feira, foram identificados duas casas danificadas, que teve alagamento e estragos, no qual já foi resolvido pela rede de apoio montado na cidade para este tipo de emergência, que é formada pela Defesa Civil, Assistência Social, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Obras.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil, Gilnei Marques, os estragos graves em casas são pequenos e foram consertados, o problema maior enfrentado no momento são as casas mais humildes que entram água e as pessoas acabam ficando sem roupa por causa da umidade e a estrutura com o passar do tempo fica fragilizada devido as infiltrações.
No último final de semana, choveu em Caçapava do Sul cerca de 170 milímetros e na noite passada a chuva na cidade chegou a 70 milímetros, acumulando em uma semana cerca de 240 milímetros de chuva somente na cidade. Já no interior conforme relato de moradores na manhã desta sexta-feira, na Rádio Caçapava, a região que teve o maior volume de chuva na noite passada foi na Colônia Santa Tereza, com 120 milímetros.
A Secretaria de Assistência Social e a Defesa Civil, estocaram no Corpo de Bombeiros uma grande quantidade de brasilite, lona e outras materiais, para utilizar em residências afetadas e estarem preparados para qualquer urgência. “ O material só sai do Corpo de Bombeiros com a nossa autorização”, disse Gilnei.
Como a chuva ainda vai se estender até domingo, a Defesa Civil disponibilizou um telefone de emergência, que é (55) 84048707.
Segundo a Secretária Rosa Vivian, como a umidade e a chuva está constante no município há três semanas, a procura por agasalhos é muito grande. “ Nas casas mais humildes a umidade acaba infiltrando nas roupas e cobertores, onde muitas pessoas estão sem um agasalho para vestir, porque estão todos molhados, por isso, agente pede para quem tem roupa ou cobertores para doar e só entregar na Secretaria e se for em grande quantidade a gente manda buscar. Por enquanto todos estão saindo daqui com agasalhos e cobertores e em muitos casos a gente está ajudando também com alimentação, que é comprado pela Prefeitura e por doações da população”, disse a Secretária.

Já na Secretaria de Obras foi criado durante este período de instabilidade, uma turma específica para socorro, tanto de ruas, estradas ou de alagamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário