sexta-feira, 18 de julho de 2014

Em seis meses Caçapava ganha 105 novas empresas e emprego cresce 9%

 Desde o ano passado, que a Prefeitura vem acompanhando a evolução no crescimento do número de empresas no município e também do aumento da taxa de emprego formal, ou seja, de carteira assinada.
No levantamento feito nesta semana, foi constatado que no primeiro semestre de 2014, a Secretaria de Fazenda entregou 105 novos alvarás de funcionamento para pessoa jurídica, ou seja, novas empresas, em todos os ramos de atividade.
Além disso, segundo informou o site do Ministério do Trabalho, nesses seis primeiros meses de 2014, o emprego formal em Caçapava cresceu 9%, com 913 admissões e 810 demissões, criando um saldo positivo de 103 novas vagas de emprego criadas em Caçapava nos primeiros seis meses.
Estes dados no número de empregos formais, são somente de carteira assinada, fora as vagas criadas nas próprias empresas que adquiriram alvarás, onde o trabalho em muitos casos é de autônomo.
Segundo a Secretaria de Fazenda, o número de vagas de emprego é ainda maior, se contabilizar as admissões de servidores públicos, que não possuem carteira assinada e de contratos de prestação de serviço.
De acordo com a tabela do Ministério do Trabalho, o setor que mais empregou neste primeiro semestre, foi a extração mineral e a industria, abrindo 75 novos postos de trabalho formais. Já o setor agropecuário foi o inverso, tendo um saldo negativo de 25 vagas. Já o serviço teve um acréscimo de 48 novos trabalhadores. O número de novas vagas no comércio foi baixa, mas mesmo assim teve um saldo positivo de mais 7 empregos.
Sobre a Construção Civil, um dado chamou a atenção, que apesar do crescimento deste ramo, o número de vagas novas para emprego se manteve igual, ou seja, nem cresceu e nem caiu. Este dado significa que falta mão de obra especializada para aumentar a demanda, que já é grande.

O número de empresas em Caçapava você pode acompanhar direto na Secretaria de Fazenda e o crescimento da taxa de emprego qualquer pessoa pode ter acesso através do site do Ministério do Trabalho, onde as tabelas mostram todo o histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário