sábado, 26 de julho de 2014

Pronatec forma mais 192 pessoas

Na noite desta sexta-feira, dia 25, o Pronatec de Caçapava do Sul formou mais 192 pessoas em nove diferentes cursos de qualificação. A Formatura foi no Instituto Municipal de Educação, que estava lotado pelas famílias dos formandos, autoridades e as equipes do Pronatec de Caçapava e do SENAC, que foi a instituição ofertante.
A formatura foi para os cursos de Auxiliar Administrativo, ministrado pelo professor Zeferino Garcia, Auxiliar de Cozinha, conduzido pela professora Agnes Ferreira, Balconista de Farmácia, da professora Joana Casanova, curso de Cuidador Infantil, ministrado pela professora Inês Casartelli, Inglês Básico, com os professores Felipe Rocha e Paula Costa, curso de Maquiador, com a professora Patrícia Barreto, Curso e Modelista, ensinado pela professora Ainda Cidade, Operador de Computador, pelo professor Diego Pereira e o curso de Operador de Supermercado, ministrado pelo professor José Deni Rodrigues.
A entrega dos certificados foi realizado pelo professor de cada curso e pelas autoridades presentes, o Prefeito Otomar Vivian, a Secretária de Assistência Social, Rosa Vivian, o Diretor do SENAC Cachoeira, Leandro Raddatz, o Presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social do Estado, Rodrigo Ribas e o representante do Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Deputado Luiz Augusto Lara.
Após, o aluno Arlindo Flores Cavalheiro fez o uso da palavra em nome de todas as turmas, onde agradeceu a oportunidade de freqüentar um curso de qualidade, que são os do Pronatec e relatar o convívio entre os colegas neste período, além de prestar uma homenagem aos professores.
O Diretor do Senac, Leandro Raddatz enfatizou em seu discurso o crescimento do Pronatec em Caçapava e a qualidade com que ele é realizado, fazendo Caçapava um case de sucesso no Brasil em termos de qualificação profissional. O Diretor parabenizou ainda os alunos e disse que até o final do ano serão mais pessoas capacitadas.
Já o Prefeito ressaltou a importância dos cursos para a formação profissional de cada pessoa e parabenizou os estudantes e a equipe do Pronatec, que é ligada a Secretaria de Assistência Social, pela busca ativa em cada curso e pelo apoio dos outros órgãos governamentais que fazem hoje de Caçapava um município que mais entrega pessoas capacitadas ao mercado de trabalho, comparando por número de habitantes. O Prefeito ressaltou ainda que essas 105 novas empresas que estão funcionando no município no primeiro semestre, são oriundos do crescimento do Pronatec, onde 50% dos novos alvarás são oriundos de MEI. Além disso, o crescimento de 9% na taxa de emprego em Caçapava em seis meses também tem a parcela do Pronatec.
No final, o Presidente Rodrigo Ribas falou da parcela do programa no crescimento do emprego e convidou os formandos a fazerem o seu cadastro na unidade móvel do SINE, que estava em frente ao Instituto de Educação, já para ofertar vagas de emprego, ou fazer a inscrição dos formandos.
O Pronatec é realizado no Município há um ano, e neste período já capacitou mais de 1.040 pessoas. O Programa é uma parceria do Governo Federal, Governo Estadual e Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social.
A intenção do Município é capacitar até o inicio de 2015 mais de 2 mil pessoas, através das empresas ofertantes, que é o SENAC, SENAI e SENAT.
Participaram também da formatura os Vereadores Ricardo Rosso, Jussarete Vargas, Terezinha Grazzioli e Serafim Almeida, além do Coordenador local do SINE, João Carlos Teixeira e da Presidente da ACIC, Neli Abascal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário