quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Calendário de pagamento do piso é apresentado

 A comissão paritária, formada por membros do Sindicato dos Professores e do governo municipal, debateram na manhã desta quarta-feira, dia 27, o calendário de pagamento do piso nacional ao magistério, que foi apresentado pelo Secretário da fazenda, Flávio Barreiro, após análise da contadoria do município.
Segundo Barreiro, a Administração chegou a estes números após uma profunda análise da folha simulada que foi rodada no início de agosto, chegando a uma defasagem do piso em torno de 31 %, no que equivale a R$ 275 mil por mês e mais de R$ 3 milhões por ano. O contador da Prefeitura fez várias hipóteses de pagamento diluindo este valor até o primeiro semestre de 2016, conforme o compromisso do Prefeito com os professores ainda na campanha eleitoral.
Por tanto, o Secretário informou que com o pagamento em outubro de 2014, de um valor 3,7% para todo o funcionalismo, o índice do piso baixa para entorno de 28%. Com isso, o calendário estipula o pagamento em fevereiro de 2015, de valor idêntico ao do Fundeb e mais 3%, em novembro de 2015, pagamento de 15% da defasagem do piso. A outra parcela seria em fevereiro de 2016, com o pagamento do índice normal do Fundeb e mais 3%. Já a última parcela seria em julho de 2016, com a integralização total do piso, com os valores que faltarem.
Caso o calendário for aprovado pela comissão, o Prefeito enviará a Câmara de Vereadores um projeto de lei estipulando este calendário, principalmente pelas reposições anuais que serão vinculados ao Fundeb, de maneira definitiva.
Os membros do Sindicato na reunião, Marcia Miolo, Leslie Maicá e Dolores Estel, levarão a proposta para uma reunião de diretoria do Sindicato e depois possivelmente convocar uma assembleia geral para expor o calendário e tomar uma decisão coletiva.
O Secretário informou ainda, das dificuldades atuais da Prefeitura em termos financeiros pela queda de arrecadação de todos os municípios do Brasil e também pelo atraso nos pagamentos dos programas federais e estaduais. “O pagamento do piso é um compromisso do Prefeito com o magistério e com este calendário ele vai integralizar o pagamento até julho de 2016, cumprindo o acordado feito ainda no período eleitoral. Nós da Secretaria de Fazenda fizemos o possível e o impossível para chegar nesses números que permitam a integralização”, disse Flávio Barreiro.
O Secretário de Administração, Antonio Almeida, informou também ao Sindicato que na sexta-feira, dia 29, os professores da ativa estarão recebendo a diferença do erro de 2010, constatado durante as tratativas do piso.

Participou ainda da reunião, a Secretária de Educação, Maureli Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário