domingo, 24 de agosto de 2014

Prefeito palestra em evento no Tribunal de Contas do Estado

Nos dias 21 e 22 de agosto, aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado do RS, o IV Encontro Nacional sobre Controle e Gestão Pública – os desafios da saúde. O encontro foi promovido pelo Instituto de Pesquisas, Gianelli Martins, de Porto Alegre, que reuniu lideranças políticas, autoridades e auditores, além de médicos e especialistas em gestão pública.
Neste evento o Prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, foi o único gestor municipal que participou como palestrante. A fala de Vivian aconteceu na sexta-feira, no painel que abordou o tema, Dificuldades da Previdência Pública e a Prevenção de Doenças.
Junto com o Prefeito participaram do painel o Ex-Secretário de Saúde do Estado, Sergio Bechelli e o Presidente do Instituto do Câncer Infantil, Algemir Brunetto. Durante a sua palestra, Vivian falou das dificuldades dos municípios em termos financeiros, para manter os programas criados pelo Governo, onde os projetos são implantados, mas quem paga a conta são as Prefeituras, além disso, o Prefeito abordou questões previdenciárias que são relacionadas a saúde.
A escolha de Otomar para palestrar foi definida pelos organizadores do evento, através dos números existentes hoje no município, que segundo a Secretaria de Saúde do Estado, Caçapava foi a cidade que mais evolui em saúde básica no Rio Grande do Sul nos últimos 12 meses, considerando o número de habitantes e os serviços ofertados, além da saúde preventiva funcionando. O Prefeito falou que neste período a Prefeitura reabriu todos os postos de saúde do perímetro urbano e vários no interior, as cirurgias eletivas sendo realizadas em Caçapava, o fortalecimento do Hospital de Caridade, a resolução local de 97% dos casos que são registrados no Pronto Socorro, que atualmente é referencia na 8° Coordenadoria Regional de Saúde, o município que possui o menor índice de mortalidade infantil no Estado, as autorizações de internação hospitalar pelo SUS estão dando para todo o mês, a redução em 40% no número de internações nos bairros mais pobres em virtude do funcionamento dos postos, organização no transporte de pacientes de acordo com a regionalização do Estado, o pedido de credenciamento para o centro oftalmológico e a primeira cidade da região que terá o SUS informatizado.
Esses números são apresentados pelo Estado e credenciou o Prefeito a palestrar no Seminário, que questionou muito o aumento na arrecadação de Caçapava quanto aos serviços de saúde, que são reembolsados pelo SUS, ou seja, a produção aumentou em 12 meses em mais de 300%.

A palestra do Prefeito durou 50 minutos e foi referendado pelos outros colegas de painel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário