quarta-feira, 10 de setembro de 2014

China pretende investir nos municípios com potencial eólico

Na manhã desta quarta-feira, dia 10, o Prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, esteve no município do Rio Grande, para uma reunião com o Ministro da Economia da China, Wang Qingyuan e sua Comitiva de empresários, Jin Weiying, Li Xiaokui e Deng Hongling. Participaram do encontro as 22 cidades da UMPERSUL (Associação de Municípios com Potencial Eólico).
Vivian esteve na reunião acompanhado também dos Prefeitos da região, como Léo Carlos Girardello, de São Sepé, Alfredo Borges, de Lavras do Sul e Sergio Coradini, de Vila Nova, que igual a Caçapava estão no mapa eólica do RS.
 No caso de São Sepé e Vila Nova, esses municípios serão beneficiados pela mesma torre de medição que está instalada em Caçapava do Sul, na região da Serra do Santa Bárbara, onde em 2015 termina os dois anos de medição, que precisa comprovar 30% de vento constante. Após esta verificação, o município apresenta o projeto para investidores que queiram montar um parque eólico na região.
A empresa Chinesa que acompanhou o Ministro foi a CMEC, que desenvolve inúmeros projetos em todo o mundo, inclusive na área de energia. A empresa possui investimentos em 150 países e deve aumentar este mercado, nos projetos de eólica no RS.
Segundo o Prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, a união dos municípios com potencial de energia eólica é muito importante para dar força política nas reivindicações e também para os investidores e grandes empresas saberem que existem 22 cidades no RS que podem receber projetos de energia.

Já o Ministro informou que a China irá aumentar os seus negócios no Brasil e a energia eólica será prioridade, pela alta demanda dos países neste aspecto e pelo retorno certo. O RS será um dos Estados com vários investimentos e as cidades com potencial eólico estão saindo na frente, porque é o carro chefe do momento no mundo, a busca por energia limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário