sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Instituto Municipal de Educação ganha vida própria em 2015

Falta apenas nome e sobrenome para que o Instituto Municipal de Educação fique completo e ganhe vida própria. Implantado no segundo semestre deste ano, o IME, como ficou conhecido, já está apto para receber novos alunos em 2015.
Segundo a Secretária de Educação, Maureli Lopes de Melo, as matrículas dos alunos já estão sendo feitas e devem ocorrer até o início de março de 2015. “Na primeira semana matriculamos 73 alunos para o 1º ano e 70 alunos para o 2º ano. Também estamos matriculando alunos para o 3º ano. A meta é começar 2015 com turmas nestes três primeiros anos do ensino fundamental, que inclusive fazem parte do 1º Ciclo do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)”, disse.
De acordo com o projeto o nome será Instituto Municipal de Educação de Ensino Fundamental Professora Augusta Maria de Lima Marques. Funcionará na rua General Osório, nº 522 (antigo prédio da URCAMP). Deve receber em um primeiro momento cerca de 200 alunos.
“No prédio também segue funcionando a creche Pedacinho de Gente que tem atualmente cerca de 250 crianças. A meta da Prefeitura, através da Secretaria de Educação é que no futuro próximo o aluno possa entrar na creche, passar pelo berçário, maternal, jardim e pré-escola, e que depois curse o ensino fundamental completo, do 1º ao 9º ano no Instituto”, contou Maureli.
O projeto de implantação prevê melhorias como a climatização do salão de atos e depois nas salas de aula; pintura dos prédios e reforma do edifício antigo, localizado entre a General Osório e rua Júlio de Castilhos. 
“A parte antiga do prédio, onde moravam as freiras, está interditado e vamos aguardar o orçamento de 2015 para licitar estas obras. Quanto ao quadro de professores e funcionários, a secretaria está fazendo um remanejo destes profissionais e reorganizando as escolas. Já temos professores confirmados para dar aula no Instituto, mas a quantidade pode aumentar dependendo do número de alunos matriculados”, explicou Maureli.
A partir do início do ano letivo de 2015, a Prefeitura planeja transferir os cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (PRONATEC) no Instituto para o turno da noite, devido à utilização das salas durante o dia pelos alunos da creche e do ensino fundamental.
“Com o projeto de implantação aprovado, o nome da escola escolhido e as aulas acontecendo já em 2015, esperamos que em pouco tempo o Instituto alcance os 1.000 alunos e se torne a maior escola municipal de Caçapava”, concluiu Maureli.
As matrículas para o 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental no Instituto podem ser feitas na Secretaria de Educação, rua 15 de Novembro, nº 320, das 8h às 15 horas.

Professora Augusta Maria de Lima Marques

A equipe da Secretaria de Educação do município sugeriu o nome da professora Augusta Maria de Lima Marques para denominar o Instituto Municipal de Educação de Ensino Fundamental. O projeto de lei que denomina o nome da escola já está na Câmara de Vereadores para aprovação. Este nome foi uma indicação do executivo.
A professora homenageada dedicou toda a sua vida profissional à educação no município. Mesmo após aposentar-se, atuou por mais de 13 anos. Graduada em Estudos e Ciências Sociais, Pós-Graduada em Supervisão Escolar, foi diretora da Escola Estadual Januária Leal por 10 anos, eleita coordenadora acadêmica do campus de Caçapava da Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e Secretária Municipal de Educação e Cultura.
Augusta Maria de Lima Marques faleceu no dia 02 de julho de 2006, aos 70 anos.

A compra dos prédios
O prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian (PP), assinou no dia 19 de fevereiro de 2014 o convênio de compra dos prédios da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, também chamada de Notre Dame. O valor da compra foi de R$ 2,3 milhões, com pagamento a ser feito de forma parcelada, com recursos da Prefeitura. A viabilização do negócio foi feita através do comprometimento do Prefeito em utilizar os prédios para a educação do município.
O imóvel passou a ser utilizado pela Creche Pedacinho de Gente. Também serviu como um anexo da Escola Alfredo Duarte até setembro de 2014 quando a Prefeitura solicitou ao Conselho Municipal de Educação a criação da nova escola.
Por Eduardo Schneider 
Jornal Gazeta de Caçapava

Nenhum comentário:

Postar um comentário