sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Ano Novo, casa nova, vida nova


Nesta semana, a Prefeitura de Caçapava do Sul, através da Secretaria de Assistência Social, entregou oficialmente o núcleo habitacional do Bairro Promorar, beneficiando mais de 40 famílias que não tinham casa própria e que foram selecionados pelo projeto.


A secretária Adjunta da Assistência Social, Ana Denise Costa, esteve no local na quarta-feira, dia 04, junto com o chefe do setor de habitação, Ricardo Rosso, para acompanhar de perto a mudança das famílias, a finalização da estrutura e garantir o convívio harmonioso entre os vizinhos.


No núcleo habitacional são 36 residências, no qual todas já estão habitadas e 10 casas pulverizadas, ou seja, em outras regiões onde o beneficiário possui o terreno e o projeto constrói a casa. Das 10 pulverizadas, seis já estão prontas e habitadas.

As obras do núcleo começaram em maio de 2013 e foram finalizadas há duas semanas. Neste tempo muitos obstáculos foram vencidos. A obra é uma parceria do Governo Federal, através do projeto Minha Casa Minha Vida, da Prefeitura, que entrou com R$ 150 mil, mais a infraestrutura do terreno e do entorno das casas, do Governo do Estado, que entrou com um valor de R$ 126 mil, e a Cooperativa Crehnor, responsável pela execução das obras.

Neste período a Secretaria de Assistência Social fez inúmeras reuniões com as famílias beneficiadas, orientando sobre o projeto, dando assistência através do CRAS, da saúde e na documentação necessária para regulamentação das casas.

No ano passado foi concedido o termo de posse para as famílias e começou uma nova etapa junto a Corsan e AES Sul, para ligação da água, esgoto e luz, no qual foi concluído no início de janeiro.
Todos os beneficiários estão no cadastro único, recebem o Bolsa Família e agora estão realizando o sonho da casa própria.

As famílias estavam morando em casas emprestadas por parentes ou amigos, pagando aluguel ou residindo em prédios públicos. Com o projeto concluído, todos podem agora usufruir da casa própria.

Para a secretária Rosa Vivian, o término das obras de construção das casas foi uma grande conquista para a Secretaria. “Passamos por muitas dificuldades, principalmente durante as construções, onde o pagamento para a Cooperativa dependia de liberação da Caixa Federal, acompanhar de perto todos os beneficiários e por último fazer a infraestrutura, que dependia também da Corsan e AES Sul, mas vencemos. Fico feliz também porque o último núcleo habitacional entregue em Caçapava foi quando o Otomar era Prefeito nos anos 80, que é a próprio Promorar, e eu era a Primeira Dama na época, com isso, 30 anos depois a gente entrega mais um núcleo habitacional".

A faxineira Rosa Barcelar, que antes morava de favor, hoje realiza o sonho de ter a sua própria casa. “Antes eu morava numa sala, meu guri dormia comigo e chovia como na rua. Hoje moro na nossa casa com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e quintal”, conta.

Aos poucos Rosa e a família se adaptam à vizinhança, assim como Nora Terezinha, artesã, que vivia no módulo esportivo Negrinho do Pastoreiro e agora é rodeada pelos filhos e netos na nova casa. “Tenho oito filhos, mas somente quatro moram comigo, os outros são ‘tudo de maior’ e quando tive problemas familiares, a prefeitura emprestou a quadra pra gente morar. Hoje realizo o maior sonho da minha vida, com a casa própria”, finaliza emocionada.

O casal Nadir Rodrigues e Derli da Silva realizam o sonho da casa própria depois de 23 anos de casados. “Eu agradeço a Deus todos os dias ao me levantar na minha casinha”, diz Nadir.

Roselaine Lemos da Silva, agora moradora do núcleo da Promorar, diz que acompanhou de perto a construção das casas. “Era uma angústia e alegria ao mesmo tempo. De lá da onde eu pagava aluguel, eu acompanhava dia a dia a construção desta casa que posso chamar de minha”, conclui.

Informações: Prefeitura Municipal e Jornal Gazeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário