sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Prefeito decreta luto oficial por três dias pela morte de Alcides Saldanha

Faleceu no inicio da noite desta sexta-feira, dia 27, o Ex-Prefeito de Caçapava do Sul, Alcides José Saldanha, aos 77 anos. Com isso, logo em seguida o Prefeito Otomar Vivian decretou luto oficial por três dias no município de Caçapava do Sul. Saldanha estava internado em Porto Alegre.

Saldanha era  Filho de Alcides Saldanha e Eva Alves Saldanha, além de Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Foi eleito vereador em Caçapava do Sul em 1964 pelo Partido Libertador. Após a extinção dos partidos políticos  decretada em 1965 pelo governo militar ingressou no MDB e foi eleito prefeito do município em 1972.
Após cumprir seu mandato foi eleito primeiro suplente de senador em 1978 e depois nomeado assessor (1979-1982) e a seguir diretor-geral (1982) da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Ligado ao senador Pedro Simon foi convocado a exercer o mandato na Câmara Alta do Parlamento durante a passagem do titular pelo Ministério da Agricultura (1985-1986) no primeiro ano do governo de José Sarney.
Eleito suplente de deputado federal pelo PMDB em 1986, foi nomeado Secretário de Energia, Minas e Comunicação pelo governador Pedro Simon, cargo do qual se afastou para exercer o mandato parlamentar em duas ocasiões: uma quando Antônio Brito disputava a eleição em Porto Alegre em 1988 e outra quando Luís Roberto Ponte chefiou a Casa Civil (1989-1990) de José Sarney. No primeiro governo Fernando Henrique Cardoso foi secretário-geral do Ministério dos Transportes, tendo ocupado o cargo de ministro após a demissão de Odacir Klein, permanecendo no cargo de 16 de agosto de 1996 a 21 de maio de 1997.
Alcides José Saldanha era casado com Oyara Antoniazzi Saldanha e deixa três filhos e netos.
O Prefeito Otomar Vivian ao decretar luto oficial no município lamentou muito a morte de Saldanha. “ O Dr. Saldanha foi um grande homem e um político extraordinário, por isso, que lamentamos muito o seu falecimento e tenho certeza de que os Caçapavanos hoje estão tristes pela morte de um dos seus mais importantes conterrâneos”, disse o Prefeito.

O Velório do Ex-Prefeito será em Porto Alegre e o enterro também, no cemitério São Miguel e Almas. O Prefeito Otomar Vivian viaja neste sábado para a capital do Estado para acompanhar o velório e o enterro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário