sexta-feira, 20 de março de 2015

“A Saúde de Caçapava foi a que mais evoluiu na região em dois anos”, artigo de opinião

Esta afirmação é da Coordenadoria Regional de Saúde, feita no final de 2014, após a Assembleia Legislativa do Estado ter concedido uma moção congratulatória ao município. Em 2014 foi considerada pela coordenadoria a cidade que mais evoluiu em saúde nos últimos dois anos.
Com este relato podemos citar que hoje as mães podem ter seus filhos em Caçapava do Sul, em virtude da atual estrutura de saúde. Em um passado próximo nenhum parto, natural ou por cesária, era realizado devido aos problemas que todos já conhecem. Lembramos também os avanços que tivemos nesses dois anos, como a reabertura de todos os postos de saúde da cidade, pois quando assumimos só existia um funcionando. Atualmente temos os cinco ESFs com equipe completa. Além da reabertura de cinco postos de saúde no interior, que também estavam fechados.
Podemos falar ainda sobre as cirurgias eletivas que estão sendo feitas em Caçapava, onde existiam pessoas há sete anos na fila e que já fizeram a sua cirurgia no município, usando o novo bloco cirúrgico do Hospital, que é um dos mais modernos do Estado.
Quanto a mudança no Pronto Socorro, esta sem dúvida, foi a mais significativa. Terceirizamos os serviços para o Hospital com médicos de outros municípios e uma equipe completa para o atendimento de urgência. Este fato levantou para 84% o índice de satisfação dos usuários. Mas este serviço vai melhorar, ainda mais, porque no início de abril vamos inaugurar o novo Pronto Atendimento, reformado e moderno, para melhor atender os usuários. A reforma do PA foi feita em parceria com o Estado, no valor de R$ 311 mil.
Sobre a Policlínica, a Prefeitura também iníciou uma reforma completa no local após 24 anos. A inauguração da Policlínica está prevista para a última semana de abril. A obra foi orçada em R$ 150 mil através de uma parceria entre Estado e Município.
Outro avanço é no transporte de pacientes, que através do Ouro e Prata e Saúde resolveu em definitivo o problema das consultas fora de Caçapava. O transporte é eficiente e não limita passageiros, além é claro, da renovação de toda a frota da saúde, tanto de carros, vans e ambulâncias, inclusive para as Minas do Camaquã.
Ressalto a vinda para Caçapava de mais duas clínicas médicas para atendimento em todos os convênios e pelo consórcio intermunicipal de saúde, que é através da Prefeitura. Outra conquista é o novo convênio com o Hospital, tanto do município, como do Estado, para atender melhor as pessoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tanto nas internações quanto nos atendimento ambulatoriais.
O Centro Oftalmológico, que foi uma grande vitória para o município, tornando Caçapava referencia regional em oftalmologia. O Centro está funcionando para convênios e atendimento particular, aguardando a assinatura no aditivo do contrato entre Estado e Hospital para funcionar pelo SUS.
Aprovamos o projeto para a referência em traumatologia onde parte dos equipamentos já foram adquiridos, mas aguarda outros procedimentos para também abrir em Caçapava.
Evoluímos em todos os sentidos na saúde do Município, dentro daquilo que é da responsabilidade da Prefeitura, que é a baixa complexidade. Nesta semana começaram a chegar as primeiras cargas de medicamentos que até o dia 15 de abril estarão todas preenchidas até o final do ano, tanto da Farmácia, quanto nas unidades.
A parceria com o Hospital fez com que a qualidade da saúde melhorasse, principalmente com o Pronto Socorro e todo o aparato que vem por trás do primeiro atendimento. As internações controladas para durar até o final do mês, dentro da meta estipulada pelo SUS.
Isto tudo para lembrar que num passado nem tão distante, não tinha nem 30% do que foi conquistado nesses dois anos, principalmente a atenção básica nos postos de saúde.
Para encerrar quero falar na informatização da saúde que está em andamento, onde todas as unidades, Secretaria, PA, Farmácia e Policlínica estão recebendo um sistema que informatiza todos os dados do paciente e cria o prontuário eletrônico. Quando a implantação estiver concluída na metade do ano, vamos começar a implantar o teleagendamento.
É claro que ainda temos vários problemas a serem resolvidos, mas eu acredito que no final do meu mandato a frente da Secretaria de Saúde, vamos provar que é possível fazer saúde pública de qualidade, dentro da nossa responsabilidade, que é a baixa complexidade. Além disso, com todas essas obras concluídas, a informatização pronta e a regionalização do centro oftalmológico e traumatologia funcionando, vamos criar um subproduto, que é o turismo em saúde. Eu acredito nisso tudo e já estamos executando o que a nossa administração planejou. Preciso que a comunidade lembre o que já foi feito e compare com que está sendo feito agora. Daqui há dois anos vai estar melhor ainda, pode acreditar.
Nesses dois anos, o Governo Municipal elegeu três prioridades: a Assistência Social, Educação e Saúde. Todos esses setores evoluíram e mostram hoje resultado, como o trabalho que é feito dentro da Secretaria de Assistência Social envolvendo todos os programas e assistência ao menos favorecidos. A Educação que teve a compra do Instituto Municipal de Educação, os uniformes escolares, o calendário para pagamento do piso nacional ao magistério e o crescente aumento no número de alunos. Já a saúde está demonstrada, mas precisamos continuar trabalhando.

Rosane Abdala

Secretária de Saúde do Município

Nenhum comentário:

Postar um comentário