segunda-feira, 2 de março de 2015

Caçapava voltará a ter Usina Hidroelétrica

Na segunda-feira, dia 02 de março, aconteceu à cerimônia para assinatura de contrato para a instalação de uma Usina Hidroelétrica em Caçapava do Sul. O contrato de concessão da Cascata do Salso, local onde irá funcionar o empreendimento, foi assinado pelo Presidente da Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento (CRERAL), João Alderi do Prado e o Prefeito Otomar Vivian.
Cerca de 100 pessoas, entre autoridades, empresários, representantes da CRERAL e funcionários da Prefeitura participaram da cerimônia realizada no salão de atos da AABB. Além do Prefeito e do Presidente da cooperativa, a mesa foi composta pelo Prefeito de São Sepé, Léocarlos Girardello, Prefeita de Santana da Boa Vista, Aline Torres, o Presidente da Câmara, Pedro Gaspar, a Promotora de Justiça, Julia Barbosa Lang, o Ex-Prefeito Jorge Abdala e representando o Ex-Prefeito Alcides Saldanha, o seu filho, Otávio Saldanha.
Em seu pronunciamento, Otomar Vivian lembrou a compra da área onde está localizada a Cascata do Salso, feita pelo Ex-Prefeito do município Jorge Abdala e a contribuição importante de Alcides Saldanha (in memorian) por iniciado este projeto quando foi Prefeito e no exercício de importantes cargos no Estado.
O Prefeito destacou também o retorno de ICMS que dará ao município esta Hidroelétrica, o emprego e a revitalização para visitação turística.
Em seguida, o Presidente da CRERAL, falou sobre a cooperativa que tem sua sede em Erechim e citou os principais empreendimentos da cooperativa, localizados em diversos Estados do país. A empresa leva energia para o meio rural desde 1970, gerando por ano mais de 45 milhões de Kwh, possui 1.800 km de rede, mais de 20 mil postes, 2.300 transformadores e mostrou algumas empresas que consomem a energia produzida pela Creral.
O Presidente falou também que só entrou na licitação de Caçapava do Sul porque já esta construindo uma usina termelétrica em São Sepé, oriunda da casca de arroz, por tanto, a hidroelétrica do salso vem para complementar o investimento em São Sepé, atingindo parte da região central do Estado.
Rapidamente após as palavras do presidente, o Engenheiro da CRERAL, Luiz Antônio Leão, explicou como será o funcionamento da usina hidroelétrica em Caçapava e o objetivo de tornar o local novamente como uma atração turística para o município.
A expectativa da empresa é em 30 dias estar com o levantamento pronto do local, inclusive com os valores de investimento e após dar entrada no licenciamento ambiental. Segundo o Engenheiro, a Fepam deve liberar rápido o licenciamento prévio porque o local já teve no passado uma hidroelétrica, o alague será o mesmo e o impacto todo dentro de uma área pública, sem precisar envolver terceiros. Após a liberação da licença a empresa espera que em um ano esteja com a hidroelétrica funcionando, com no mínimo 500 kwh, mas com capacidade de chegar a 1 Mega.
O Engenheiro destacou também, que o antigo local que recebeu no passado uma geração de energia, será reaproveitado e restaurado para seguir no mesmo local.Toda parte burocrática será mais rápida neste caso porque o local já abrigou uma hidroelétrica.
Logo após a explicação, foi assinado o contrato entre as duas partes pelo período de 30 anos. No final foi servido um almoço de confraternização.

Participaram também do evento, o Delegado de Polícia, Fabrício Conceição, auditores do Tribunal de Contas do Estado, o Vice Prefeito Ilson Tondo, o Diretor da Unipampa, Marco Antonio da Fontoura Hansem, empresários do calcário, entidades de classe e clubes de serviço, além dos vereadores e Secretários Municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário