sábado, 7 de março de 2015

Prefeitos criam Consórcio para o Desenvolvimento do Pampa Gaúcho

Na tarde desta sexta-feira, dia 06, os Prefeitos de 11 municípios da região de campanha e fronteira oeste, se reuniram em Rosário do Sul para oficializarem a criação de um Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Pampa Gaúcho.
Estão envolvidos neste Consórcio cidades como Caçapava do Sul, Bagé, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Santa Margarida do Sul, São Gabriel, Uruguaiana, Dom Pedrito, Vila Nova do Sul, Lavras do Sul e Quaraí. Mas além desses municípios que já estão fazendo parte do grupo outras cidades foram convidadas a participar, como Alegrete, São Borja e outros. A intenção dos Prefeitos é reunir neste consórcio o maior número possível de Prefeituras da região da campanha e fronteira oeste, onde fica situado o pampa gaúcho.
O Prefeito de Bagé, Dudu Colombo  destacou que na região da fronteira e campanha, até então, não existe consórcio, e as regiões que o instalaram obtiveram respostas muito positivas.
Na sua fala, o prefeito Glauber Lima de Livramento, defendeu que é extremamente favorável à criação de um Consórcio para o desenvolvimento dos municípios e da região e ainda acrescentou que o consórcio deveria ser, preferencialmente, para captação de recursos e um instrumento para solucionar problemas comuns entre as cidades, como a questão das estradas do interior e  na busca de investimentos.
Segundo os Prefeitos, após a criação do Consórcio, os municípios terão mais legitimidade para apresentar projetos e encaminhar demandas aos Governos Estadual e Federal.
O Prefeito Otomar Vivian de Caçapava do Sul, salientou que o seu município já participa de um consórcio intermunicipal de saúde e que a prestação de serviço é muito boa. Mas que a criação de um outro consórcio para trabalhar o desenvolvimento da região do pampa é muito importante para apresentar as demandas de cada município, usando a força de cerca de 600 mil pessoas, somando todas as cidades.
A próxima reunião do consórcio será no dia 17 de março em Bagé, mas somente com o grupo de trabalho designado pelos Prefeitos, para começar a montar a demanda principal de cada Prefeitura e fazer um roteiro de reivindicações, além de formalizar junto ao Estado a criação deste consórcio.
As primeiras pautas escolhidas pelos Prefeito é cobrar com veemência do Estado os valores devidos as Prefeituras, principalmente na área de saúde, o pagamento por parte do governo federal o valor das emendas parlamentares, cujo os depósitos dos recursos estão atrasados, achar uma solução para os problemas previdenciários que castigam as contas públicas das Prefeitura e lutar por mais investimentos na região do pampa


Nenhum comentário:

Postar um comentário