sexta-feira, 29 de maio de 2015

Melhora na renda emancipa 240 beneficiários do Bolsa Família na cidade

A crise que assola o país e que tem derrubado a taxa de empregos nos municípios chegou a Caçapava.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), site do governo que registra os dados relacionados aos empregos formais em todo o país, Caçapava do Sul teve um déficit no número de contratações.
Caçapava abriu 526 novos posto de emprego de janeiro de 2015 a abril deste ano, mas fechou outras 564 vagas, registrando um déficit de 38 vagas no mercado de trabalho, que lhe rendeu o percentual de 48,26 admissões e 51,24% demissões.
Se comparada aos municípios da região, a cidade obteve o pior desempenho. Santana da Boa Vista, por exemplo, no mesmo período teve uma variação de 14 contratações a mais em relação às demissões, ficando com 54,27% de admissão e 45,73% de demissão. Vila Nova apresentou o mesmo índice de Santana da Boa Vista.
São Sepé foi a melhor cidade na variação, com 89 carteiras assinadas, enquanto Lavras do Sul também teve déficit, mas de apenas uma vaga em relação ao número de contratados.
Se o mesmo comparativo for feito de janeiro de 2014 a janeiro de 2015, devido as contratações de fim de ano no comércio (Natal e Ano Novo), Caçapava apresenta dados positivos.
Em 2014 havia 4.328 empregos formais e foram 1.784 admissões e 1.638 demissões, com variação absoluta de 146 novas vagas. O mesmo ocorreu com o Brasil, que ainda apresentava mais contratações que demissões, 22.261,153 novos empregos contra 22.190,213 demissões, que garantiu um saldo positivo de 70.940 carteiras assinadas.
Quem mais contratou e demitiu no município
Trabalhador Agropecuário e auxiliar de escritório, ambos com déficit de 16 vagas oferecidas, foram as áreas que mais apresentaram demissões em Caçapava neste ano. Em seguida aparece repositor de mercadorias, com 9 emissões a mais que contratações e moleiros de minérios, com déficit de 5 vagas.
Na contramão, o comércio varejista mais contratou que demitiu. Foram 10 vagas a mais para a área.
Ao comparar com o ano de 2014, as maiores contratações ocorreram nas vagas de auxiliar de escritório (34), vendedor de comércio (33) e telefonista (17).
Já nas demissões, a campeã foi a vaga de trabalhador agropecuário (27), seguida por moleiro de minas (-14) e operador de máquinas agrícolas (12).
Segundo dados do Sine de Caçapava não há um número específico das quedas, mas pôde se observar que em outubro e novembro houve um aumento significativo de entradas no seguro-desemprego no município. O responsável por esta área disse que em dezembro houve um aumento nas contratações, movido pelas vendas do fim de ano, mas que no fim de fevereiro o Sine novamente percebeu elevado número de baixas em carteiras de trabalho.
Para o coordenador, Istênio Teixeira Vargas, existe demanda por emprego, mas faltam vagas e profissionais qualificados.
“O Sine tem o propósito de fazer o meio de campo entre a empresa e o empregado e para que possamos melhorar a qualificação destes profissionais no município é preciso que o comércio e as empresas nos comuniquem das vagas existentes para que possamos indicar nossos cadastrados que têm o perfil desejado. Não recebemos nenhum dinheiro em troca, apenas aumentamos nossa pontuação no estado, já que o Sine faz parte da Fundação Gaúcha do Trabalho Social e tem convênio junto do Governo Federal e, com esta pontuação, conseguimos mais cursos do Pronatec para qualificar nossos profissionais”, disse Istênio.
De acordo ainda com os pedidos de seguro desemprego, grande parte das baixas na carteira se dá por funcionários que têm mais tempo de trabalho nas empresas e comércio. Os responsáveis pelo Sine acreditam que isso se dá devido ao maior salário destes funcionários.
O coordenador informou também que o Sine possui espaço para as empresas fazerem seleção e treinamento de candidatos, sem custos, e que no local funciona a Casa do Artesão.
“Os artesãos da cidade podem se cadastrarem no Sine. Com o cadastro eles têm direito a registro de artista, isenção de ICMS, declaração de renda fornecida pelo programa e benefícios da previdência social e INSS”, disse Augusto Ferreira, responsável pelo programa.
Menos empregos, mais autônomos
Apesar do número de desemprego ter aumentado, dados da Secretaria da Fazenda do Município aponta que só neste ano teve mais de 80 alvarás de licença expedidos.
Segundo Volnei Veber de Rosso, até a última quarta-feira (27) a secretaria havia expedido 46 licenças de Micro Empreendedor Individual (MEI); 22 de Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte (ME e EPP) e 8 para a categoria Outros e Autônomos. Em 2014 foram expedidos no total 215 alvarás de licença.
Diminui Beneficiários do Bolsa Família na cidade
Para a secretaria adjunta da Assistência Social, Denise Tasca, um fator que tem contribuído para o aumento de autônomos na cidade se deu pela qualificação de jovens e famílias que recebiam o Bolsa Família e que participam dos cursos do Pronatec:
“Com a qualificação destas famílias, inclusive dos mais jovens, há mais facilidade de inseri-los no mercado de trabalho e, com a colocação profissional, é mais fácil conseguir emprego formal e, consequentemente, não mais necessitar da ajuda financeira do programa. Ou mesmo abrir uma MEI, como no caso da maioria dos profissionais que fazem curso de estética do nosso Pronatec”, disse Denise.
Em Caçapava mais de 260 famílias deixaram o programa segundo dados  Sistema Único de Assistência Social, se compararmos os dados de fevereiro de 2014 e deste ano. “Essa emancipação se dá graças ao aumento da renda destas famílias com o emprego formal”, completou.
Fátima de Oliveira foi beneficiária do programa por mais de seis anos e, recentemente, entregou o cartão de benefício à secretaria, já que seus dois filhos, que antes recebiam R$35,00 cada por mês, estão trabalhando de carteira assinada e a família não mais depende da ajuda do programa.
“O dinheiro ajudou e muito. Eu comprava roupas e matérias de estudos para eles, mas agora, com eles trabalhando, não precisamos mais”, disse Fátima.
Por William Brasil - Jornal Gazeta de Caçapav

Nenhum comentário:

Postar um comentário