terça-feira, 12 de maio de 2015

Prefeitura lança programa de habitação familiar

Ter a própria casa é uma das metas mais visadas pelas pessoas, principalmente de quem quer se livrar de aluguel. Pensando nisso, a Prefeitura de Caçapava está desenvolvendo um programa de habitação familiar, que fornece o projeto de construção do imóvel, ou seja, a planta da casa.
“Para que isso seja possível, em primeiro lugar, a pessoa interessada em construir tem que ter um terreno regularizado. Após comprovar que tem onde construir o imóvel, ela deve ir até a Secretaria de Assistência Social que fará uma avaliação social da família para saber se ela se enquadra nos programas e está no cadastro único. A última etapa fica por conta da Secretaria de Planejamento que faz a planta do imóvel e entrega o projeto a família sem custo algum”, disse Rosa Vivian, Secretária de Assistência Social.
São dois modelos de planta que a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente projeta. Segundo o Secretário Ibucaçara Miranda, o primeiro é um modelo padrão que mede 43 m², com sala/cozinha, dois quartos e um banheiro. O segundo modelo possui a mesma metragem do primeiro, mas é projetado de forma que permite a família fazer uma ampliação do imóvel quando quiser.
O programa de habitação familiar foi lançado em março deste ano e já entregou plantas de imóveis para três famílias do município. Duas delas já iniciaram a construção de suas casas e a outra deve iniciar nas próximas semanas.
“É importante ressaltar que a construção do imóvel é feita com recursos da família. Dependendo da avaliação feita pela Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura também presta um auxílio com materiais na construção da casa”, disse Rosa Vivian.
“Desde o início desta administração planejamos este projeto que visa ajudar as famílias carentes a construir a sua própria casa, através de um projeto padrão criado pelo Planejamento. Para isso a pessoa precisa se enquadrar na avaliação social, provando que não possui condições de pagar por um projeto e planta e o terreno precisa estar regularizado, no nome do beneficiário. Após encaminhamos todo o processo e se for necessário auxiliamos também na construção, que fica por conta da família. Isso é um sonho para nós da Assistência Social, onde os recursos são todos próprios”, finalizou a Secretária.
As pessoas que se enquadram nas regras deste programa podem procurar a Secretaria de Assistência Social para dar andamento ao projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário