quarta-feira, 29 de julho de 2015

Caçapava é destaque no lançamento do Programa Estadual de Olivicultura

A Secretaria da Agricultura e Pecuária, via Câmara Setorial da Olivicultura, vem promovendo, junto com toda a cadeia produtiva, a estruturação do Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura, que foi lançado nesta quarta-feira (29), às 10h30, no Palácio Piratini.

O programa, que tem apoio da Emater, Mapa, Embrapa e prefeituras, visa à expansão e consolidação da olivicultura no Estado, proporcionando suporte em defesa sanitária, pesquisa e assistência técnica, crédito e industrialização.

O azeite de oliva produzido em Caçapava do Sul foi um dos destaques do evento, onde a produtora Caçapavana Rosane Abdala foi escolhida para falar em nome de todos os produtores do Estado. Entre os convidados Caçapavanos estavam os empresários do azeite Prosperato, no qual a industria está localizada na Vila Progresso e o produtor Guajará Oliveira, do Cerro dos Olivais, o Prefeito Otomar Vivian e outros produtores locais e da região.

Após o evento o Governador do Estado, José Ivo Sartori e a Primeira Dama, receberam azeites de oliva produzidos em Caçapava do Sul, acompanhados do Secretário de Agricultura, Ernani Polo.

Até o final de 2014, o Rio Grande do Sul contava com aproximadamente 1.400 hectares de área cultivada e cinco fábricas de azeite de oliva em operação, o que faz do RS o estado com maior potencial de crescimento da cultura de oliveiras no país.

Hoje, a produção gaúcha se concentra principalmente na Campanha e na Fronteira Oeste. Naquele ano foram colhidas mais de 300 mil toneladas de frutos, a maior parte destinada à produção de azeite, rendendo cerca de 33 mil litros do produto. O Brasil importa mais de R$ 1 bilhão em azeites e conservas e o Rio Grande do Sul apresenta o maior potencial para substituir parte desta evasão de divisas com azeite nacional.


No seminário de estruturação do programa estadual de olivicultura, que ocorreu em março, foram criados quatro grupos de trabalho que desenvolveram diretrizes sobre defesa sanitária, produção de mudas, pesquisa e assistência técnica, industrialização e crédito rural, que serviram de base para o texto final

Nenhum comentário:

Postar um comentário