terça-feira, 14 de julho de 2015

Secretário da Agricultura Lucio Moreira participa de Seminário sobre Energia Rural

O Secretario de Agricultura Indústria e Comercio de Caçapava do Sul, Lucio Moreira, esteve em Porto Alegre, no dia 06 de julho, onde participou do seminário, “Energia - A Qualidade que o Brasil Precisa”.
O evento foi promovido pela Comissão de Agricultura da Assembleia Gaúcha e teve como objetivo buscar apoio para o programa de recuperação da qualidade de energia no interior do Estado.
O seminário contou com a presença do representante do Ministério de Minas e Energia, Paulo Gonçalves Cerqueiira, coordenador geral do Programa Luz para Todos, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, o presidente da CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, dirigentes da RGE, André Meirelles, e AES Sul, Antônio Carlos de Oliveira.
O idealizador do evento, deputado Adolfo Brito apresentou um relatório de diversas ações já empreendidas para buscar melhorar a qualidade da energia no meio rural, onde 60% das propriedades são monofásicas e a rede, com mais de 30 anos de funcionamento, tem precariedades na qualidade da distribuição, quedas de fase, postes deteriorados, frequentes interrupções de energia e danos materiais constantes e em eletrodomésticos.
Após, Adolfo Brito sugeriu reforço do programa do governo federal Luz para Todos, para substituição das redes monofásicas pelas bifásicas ou trifásicas. A proposta do programa Energia – Qualidade que o Brasil Precisa é renovar e melhorar a situação atual, com investimentos de 50% do Governo Federal, 5% do Governo Estadual, 30% das Distribuidoras e 15% dos produtores rurais.
Conforme o secretário Lucio Moreira, o município está aguardando uma avaliação e uma definição do governo Federal e Estadual quanto as propostas feitas no seminário para mobilizar as comunidades do interior e analisar qual a real demanda energética do município.
- Foi importantíssimo participar deste seminário, pois temos que buscar alternativas para o produtor rural para que ele possa diversificar a produção da sua propriedade. Isso não é uma despesa para o poder público, e sim um investimento que irá trazer retorno e condições de o produtor produzir mais e melhor – disse Lúcio Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário