segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Clube Harmonia realiza 2º Fórum sobre saúde e cultura afro

O Clube Recreativo Harmonia realizou em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o 2º Fórum de Saúde da População Negra e Cultura Afro- Brasileira, dia 21. O evento teve o apoio do Cineclube Vagalume, Secretaria de Assistência Social (CRAS), Grupo de Capoeira Herdeiros da Ginga e Grupo de Dança Afro Clara Nunes.

O Clube tem como um dos principais objetivos a "Promoção da Igualdade Racial", e nesse sentido vem através de diferentes ações interagindo com a comunidade. Assim uma ação integrando "Cultura e Saúde", tem como finalidade avançar, ampliar, qualificar os processos de promoção humana, reconhecendo os indivíduos na sua integralidade, ou seja, a saúde como qualidade de vida e a cultura como o espaço em que os seres humanos se realizam em todas as suas manifestações. 

Esta é mais uma ação do Clube Recreativo Harmonia, que há 44 anos vem promovendo ações que visam minimizar a desigualdade social, e atualmente com esforço da diretoria para dar continuidade há um trabalho que iniciou na década de 70.
O tema central do 2º Fórum de Saúde da População Negra e Cultura Afro-Brasileira, foi "Cada ser humano carrega em si uma Cultura" e o assunto da Palestra “Reflexões sobre Saúde da População Negra”. As palestrantes foram Gabriela Abascal, Farmacêutica e Bioquímica e a Dra. Ana amélia Maciel, médica Residente em Medicina da Família e Comunidade.

Participaram da ação vários segmentos, entre os quais destacamos representantes das Agentes Comunitárias de Saúde, Primeira Infância Melhor (PIM), Educação, Câmara de Vereadores, Administração Pública Municipal, Conselho Municipal de Saúde. É importante registrar ainda que houve significativa participação da Comunidade.

“Hoje o clube acolhe e interage com toda a sociedade, tem entre seus princípios a inclusão cultural e social. Realizamos também festividades, visando a sustentabilidade das ações e a manutenção da estrutura, mas sempre buscando agir com coerência e respeito com a comunidade. Que venham outras atividades e que mais pessoas estejam conosco, colaborando, interagindo, somando e promovendo seres humanos. Nesse sentido podemos enfatizar que as questões raciais não são apenas de quem é negro, as questões de Promoção da Igualdade Racial são de toda a sociedade”, disse Catia Cilene, presidente do Clube Harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário