domingo, 23 de agosto de 2015

Inicia a cavalgada para trazer a Chama Crioula

Os cavalarianos de Caçapava do Sul iniciaram na manhã deste domingo, dia 23, a cavalgada para trazer até a 2º Capital Farroupilha o símbolo maior da Semana Farroupilha, que é a chama Crioula.
A cerimônia de passagem da Chama as entidades tradicionalistas foi no Parque Farroupilha de Aceguá, onde os municípios pertencentes a 18º Região Tradicionalista iniciaram a volta para casa trazendo o fogo simbólico dos Festejos Farroupilhas.
A comitiva de Caçapava do Sul é composta por tradicionalistas que representam os oito CTGs do município. Cerca de 20 cavalarianos, mais a equipe de apoio percorreram aproximadamente 200 km, levando sete dias em cima do lombo do cavalo.
O roteiro da viagem foi montado pelos coordenadores da cavalgada e pelas entidades, contemplando os horários de saída, parada para refeições e término da cavalgada do dia até chegar ao ponto de referência, além de toda uma normatização incluindo os integrantes, equipe de apoio e o trato com os animais.
A previsão de chegada da cavalgada no município será no dia 30 de agosto e a distribuição da chama para as entidades e Brigada Militar será no dia 1º de setembro, as 9h, no Largo Farroupilha.
Em 2015 a comissão organizadora da cavalgada resolveu homenagear o tradicionalista e vereador, Antonio Tolfo, o Bingo, que faleceu este ano. Segundo eles, Bingo sempre participou das cavalgadas, por tanto, nada mais justo que homenagear este tradicionalista.
Todos os cavalos que participam a cavalgada possuem o exame preventivo do Mormo, doença que atinge os cavalos em todo o Brasil  e que proíbe o transporte desses animais sem o exame. A inspetoria veterinária só entrega ao proprietário do cavalo a Guia de Transporte Animal (GTA), se o animal possuir a prova do exame do Mormo.
Em Caçapava do Sul e em outras cidades do RS, o desfile dos cavalarianos em comemoração a Semana Farroupilha foi cancelado em virtude do Mormo, porque como o desfile é aberto ao público, os CTGs não conseguem controlar a participação de cavalos sem o exame, já na cavalgada e nos rodeios internos o controle é garantido.  
“ A participação de um cavalo no desfile sem o exame, além de causar riscos a população pode gerar uma multa alta para o CTG ou entidade que está organizando o desfile, que neste caso são as entidades tradicionalistas de Caçapava do Sul, por isso, que a decisão de cancelar o desfile foi unânime por parte dos CTGs, que são os organizadores da Semana Farroupilha”, disse José Dias, Presidente da Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas.
Alguns CTGs farão provas campeiras internas, porque para participar é obrigatório na inscrição apresentar o exame do Mormo. Os demais Rodeios estão suspensos em todo o território nacional até o final deste ano.

As imagens da cavalgada serão repassadas todos os dias para as redes sociais, através do repórter fotográfico, Cleder Nascimento, que está acompanhando os cavalarianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário