sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Programa de Assistência Social em Caçapava receberá destaque nacional


Fonte: Gazeta de Caçapava

Uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) virá ao município na terça-feira, dia 25 de agosto. O objetivo é conhecer e fazer um mapeamento das boas práticas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Caçapava é uma das cinco cidades do Brasil que foram escolhidas, considerando as metas atingidas e a diversidade do público atendido. O mapeamento será executado pela Agência Tellus, consultoria especializada contratada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Serão cinco dias de acompanhamento do serviço, que tem finalidade de intervenção complementar ao trabalho social com famílias. No SCFV são atendidas crianças, adolescentes, adultos e idosos. É oferecida educação integral, que engloba oficinas e orientações de cidadania, sociabilidade e sustentabilidade.

Para crianças de seis a 17 anos são oferecidas oficinas de Karatê, Slackline, Hip Hop, Dança de Rua, Grafitagem e Informática. O público de 18 aos 59 anos tem aulas de bordado, crochê, corte e costura, costumização e tricô. Muitas destas oficinas também são ofertadas aos idosos, além das atividades físicas com aulas regulares.

Atualmente são 153 pessoas cadastradas no SCFV. Segundo a Secretaria de Município de Assistência Social, a meta é chegar a 310, ressaltando que todos devem se enquadrar nos requisitos do cadastro único.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também é feito no Abrigo Bem Me Quer, Associação Caçapavana de Amparo ao Idoso (ASCAI) e o Lar do Idoso Rosinha Borges. São praticadas atividades físicas com educador físico e acompanhamento psicológico. 

Este trabalho abrange o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Equipe Volante, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Proteção Especializado de Atendimento à Família e Indivíduos (PAEFI) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), com vistas a prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social.

No organograma é possível identificar todos os programas que são desenvolvidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário