segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Parceria viabiliza instalação de unidade de extração de azeite de oliva

Na manhã desta segunda-feira, dia 28, na Escola Técnica Estadual Dr.Rubens da Rosa Guedes (ETERRG), foi realizada uma reunião, com objetivo de firmar uma parceria entre a escola, Associação de Olivicultores de Caçapava do Sul, Prefeitura Municipal, Superintendência da Educação Profissional do Rio Grande do Sul (SUEPRO) e Secretaria Estadual de Agricultura – FEPAGRO.
Durante o encontro foi debatido a instalação de uma unidade de extração de azeite de oliva extra virgem nas dependências da ETERRG e a plantação do pomar de oliveiras na Escola, viabilizando a infra estrutura necessária para a cadeira de Olivicultura no curso Técnico em Agropecuária.
Na reunião ficou acordado que a Prefeitura Municipal ficará responsável pelo licenciamento ambiental e por construir a infraestrutura da indústria de azeite de oliva. A ETERRG irá ceder a área para construção da indústria de beneficiamento que será usada como unidade didática do Curso Técnico em Agropecuária. A escola também será responsável pela utilização dos resíduos gerados pelo beneficiamento, os quais serão usados na alimentação de animais e compostagem.
A Associação de Olivicultores irá fornecer os equipamentos para a extração e envase do azeite de oliva e, juntamente com a EMATER irá implantar e orientar na coleção de oliveiras. Já a FEPAGRO será a encarregada dos trabalhos de iniciação cientifica e pesquisa.
Estavam presentes na reunião prefeito Otomar Vivian, o secretário de agricultura, Lúcio Moreira, a secretária de Educação, Maureli Lopes, o diretor da ETERRG, Paulo Roberto Benites, Aristites Costa, coordenador da 13ª CRE, Gustavo Lima, chefe do escritório local da EMATER e integrantes da Associação dos Olivicultores de Caçapava do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário