quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Com a informatização concluída, Prefeitura inaugura o Portal da Saúde

 Na manhã desta quinta-feira, dia 22, a Secretaria de Saúde do Município inaugurou o Portal da Saúde, que é uma página na internet exclusiva para a saúde, contendo ferramentas para prestar serviço aos usuários.
Neste portal, onde o endereço eletrônico é www.saudecacapava.com.br, os usuários podem digitar o número do protocolo de atendimento e conferir o dia da sua consulta, a data do encaminhamento, dia do exame ou da cirurgia, além de identificar o local e cidade, quando o procedimento for em outro município. O Paciente não precisará mais ir até a Secretaria de Saúde para acompanhar o andamento do seu processo.
Outra ferramenta para o usuário, é a ouvidoria do SUS, através do fale conosco, onde todas as reclamações, elogios ou solicitações são enviadas direto ao ouvidor do SUS, que é um funcionário de carreira e encaminha a Secretária Rosane Abdala.
O site proporciona também o prontuário eletrônico de cada paciente, para uso do setor de regulação e a Secretaria de Saúde, os atendimentos online de cada posto de saúde e ESF também ficarão disponíveis, bem como o nome do paciente, qual o médico que atendeu, o exame encaminhado e o remédio que está tomando. Essas informações ficarão a disposição da Secretaria porque o Portal é a última ferramenta da informatização, onde a partir de agora todas as unidades estão interligadas em um sistema.
Com a informatização de todas as unidades, postos, farmácia e Secretaria de Saúde, o Portal será a ferramenta de acompanhamento em tempo real de todos os procedimentos que estão acontecendo em qualquer unidade de saúde pública. Já para o usuário, será uma prestação de serviço individual, porque com o número do protocolo você acompanha o seu prontuário médico, o dia das suas consultas, qual encaminhamento e os remédios que a pessoa está tomando.
Com esta parte concluída, a Secretaria de Saúde já vai iniciar o teleagendamento por telefone das consultas e iniciar a entrega dos medicamentos em casa, para as pessoas idosas e deficientes, que tomam medicação contínua.
Mas essas mudanças são uma ferramenta de auxílio para o paciente, porque os acompanhamentos dos processos podem continuar sendo feitos na Secretaria para quem não tem internet em casa ou quiser fazer o processo pessoalmente. Este procedimento irá valer também para o teleagendamento, que será por telefone, pela internet, ou de forma presencial.
A cerimônia de lançamento do Portal da Saúde foi no setor de regulação da Secretaria de Saúde, que recentemente foi todo reformado e informatizado, onde a Secretária de Saúde, Rosane Abdala, falou dos avanços na área de saúde e explicou a importância do Portal para os usuários e para as equipes da Saúde.
Já o servidor da Secretaria, Augusto Tolfo, explicou como funciona o Portal, no qual foi confeccionado pela empresa vencedora da licitação da informatização, a Consulfarma, informando de que maneira o paciente do SUS deve usar e as ferramentas que serão utilizadas pela Secretaria, principalmente o acompanhamento do Prontuário Eletrônico.
O novo Portal foi apresentado em um telão, na presença dos servidores da Secretaria de Saúde, pacientes, dos Vereadores Pedro Gaspar, José Sidnei Menezes, Ricardo Rosso e Jussarete Vargas, além de colaboradores de saúde.

O Prefeito Otomar Vivian esteve na cerimônia e usou da palavra para descrever tudo que mudou na saúde nesses 30 meses de governo, como a reabertura de 11 postos de saúde, do novo Pronto Atendimento, a reforma da Policlínica, o Centro Oftalmologico, a renovação da frota de veículos da saúde, a informatização, a reestruturação da Farmácia Municipal, a reforma e mudança do novo sistema de regulação, o trabalho de prevenção realizada nas áreas de ESFs, todas as unidades com médico e outras ações estruturais que o resultado estão colhendo agora, como a reabertura de 8 postos de saúde no interior do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário