terça-feira, 13 de outubro de 2015

Município decreta situação de emergência devido as chuvas

O prefeito Otomar Vivian, decretou na manhã desta terça-feira, dia 13, situação de emergência no município de Caçapava do Sul. A decisão aconteceu após reunião realizada entre o coordenador da Defesa Civil Gilnei Marques e o Tenente do Corpo de Bombeiros, José Nairo Molinos Mendez.
A medida foi tomada devido às ações climáticas que ocasionaram fortes chuvas no município no último semestre e que se intensificaram durante o mês de outubro.
Também pela necessidade de intensificar os esforços da secretaria de Obras no atendimento dos reparos necessários às estradas que se encontram em precárias condições de trafegabilidade e também a urgência no atendimento aos danos causados, especialmente nas estradas vicinais, em pontes, pontilhões e bueiros, e no que se refere ao trânsito, inclusive nas linhas do transporte escolar e a necessidade de manter em condições mínimas o escoamento da produção nas propriedades rurais do município.
O decreto entra em vigor a partir desta terça-feira e terá validade por 60 dias.
Também estavam presentes na reunião o secretário de Obras Flávio Chaves, o secretário de Planejamento, Ibucaçara Miranda, a secretária de Assistência Social, Rosa Vivian, o secretário da Fazenda Flávio Barreiro e o servidor da Prefeitura Municipal Elenilton Flores.
Na segunda-feira, dia 12, o Prefeito Otomar Vivian e o secretário de Obras, Flavio Chaves, percorreram várias localidades do interior do município e bairros da cidade com objetivo de avaliar os estragos deixados pela chuva que castigou Caçapava do Sul e o Estado por seis dias.
Em algumas localidades do interior do município a chuva acumulada de quarta-feira, dia 07, até domingo, dia 11, chegou a 435 milímetros, o que corresponde a média de aproximadamente 4 meses. Já na cidade a média da chuva foi de 300 milímetros.

O Prefeito esteve na região do Salso, onde estrada e bueiros estão danificados. Na estrada da Pedro do Segredo, o bueiro principal precisa de reparos para não ser levado pela água. Na Picada Grande o barro está interrompendo a estrada e na Varzinha a cabeceira da Ponte terá que ser refeita.
Outro ponto vistoriado e que será consertado é a cabeceira da passarela do Pessegueiro e um bueiro no Santa Barbinha. Já na cidade os maiores problemas são nas ruas e na rede pluvial.
O Prefeito já autorizou o Secretário de Obras a criar uma força tarefa para atender primeiro os locais interrompidos, após fazer a compra de 15 toneladas de asfalto para tapar os buracos das ruas asfaltadas, encomendar mais canos de concreto para refazer bueiros e consertar de forma rápida algumas máquinas que estão danificadas.
“Ainda bem que os nossos prejuízos são somente material, como pontes, estradas, bueiros e passarelas, porque felizmente não temos nenhum desabrigado e nem inundações”, disse o Prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário