terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Segundo MPF Caçapava está entre as 50 cidades mais transparentes do RS

No dia 11 de dezembro de 2015 o Ministério Público Federal divulgou o ranking da transparência dos 5.568 municípios brasileiros, no qual a região sul do País foi destaque. A publicação do Ranking das Prefeituras mais transparentes foi divulgado no site do MPF e na revista Amanhã, de circulação nacional.
No ranking dos Municípios do Rio Grande do Sul Caçapava do Sul ocupa a posição 47, entre os 497 municípios gaúchos, pulando desde a última avaliação mais de 340 posições, passando da nota 4,9, para 8,3.
Na metade do ano o Ministério Público Federal tinha notificado a Administração Municipal que o site da transparência estava com muitos pontos falhos, deixando a nota abaixo do atendido, com 4,9, na posição 386. Desta forma, a Prefeitura fez todas as modificações exigidas pelo Ministério Público Federal e também as solicitadas pelo Tribunal de Contas em quatro meses e na avaliação do MPF divulgada no final de semana, Caçapava já ocupa a posição 47.
As modificações feitas neste período foi coordenado pelo setor de Comunicação da Prefeitura, em conjunto com o Provedor Farrapo e também a empresa Duetto, que é a detentora do sistema do Pronin Transparência.
As mesmas modificações feitas para o Ministério Público Federal foi feito para o Tribunal de Contas, onde a avaliação será somente em 2016. Já o novo ranking do MPF sai em abril do ano que vem.
O portal da transparência foi colocado no ar pela Prefeitura no inicio de 2013 e a Lei de Acesso a Informação em maio de 2013.
Na pesquisa, a média nacional de transparência é considerada baixa, com a nota de 3,92. Já o RS está com a média 6,06. Da capitais, Porto Alegre lidera o Ranking com a nota 10.
Qualquer pessoa pode acessar a pesquisa pelo endereço http://www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br/ e http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário