domingo, 27 de dezembro de 2015

“Um ano de conquistas e fortalecimento das políticas públicas”, disse o Prefeito

O Prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, concedeu na última semana várias entrevistas sobre a avaliação do ano de 2015, para o município, principalmente em um dos períodos mais complicados para o País, com a crise financeira que prejudica as Prefeituras e a recessão econômica. Com isso, o Prefeito informou algumas das conquistas deste ano e a perspectivas para 2016..
            Segundo Vivian, neste período o fortalecimento das políticas públicas foi uma das marcas da administração, principalmente na área de saúde, educação e assistência social, com a criação da rede de proteção.

Inaugurações

            As obras físicas também foram destaque este ano, com as inaugurações do Abrigo Bem Me Quer, Policlínica, Academia ao ar livre, Centro Oftalmológico com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mais uma ponte de concreto (completando quatro no total), posto de saúde no interior (completando sete no total), o Ginásio Melão, e a inauguração da informatização da saúde com a criação do portal da saúde.
            Em breve, segundo o Prefeito, a Prefeitura deve entregar o novo Pronto Atendimento, a revitalização do Campo da Promorar, o novo CRAS do Bairro Floresta, o Parque da Fonte do Mato, a creche da Vila Henriques onde as obras estão em andamento e as obras de calçamento, no qual já foram terminadas ou estão em andamento em vários bairros da cidade.

Fortalecimento da educação


Na área educacional o Chefe do Executivo ressaltou o fortalecimento do Instituto Municipal de Educação (que já é uma referência em educação, com mais de 500 alunos), o uniforme escolar para os alunos da rede municipal, parcelamento do piso nacional do magistério (no qual a segunda parcela entrou em novembro de 2015), o aumento significativo do número de alunos e as escolas que atingiram o Índice de Divulgação Educacional Brasileiro (IDEB). Na educação infantil, o número de vagas nas EMEIS aumentou em 90% e a meta, até o final do ano que vem, é não deixar nenhuma criança fora das creches.
           
Planejamento e consolidação de políticas públicas

O Planejamento modernizou o seu atendimento e aperfeiçoou os serviços. Com o aumento no número de obras públicas, o trabalho foi intensificado em uma das principais secretarias de governo.
            A Assistência Social se destacou pelo trabalho e empenho de sua equipe. Neste ano, Caçapava do Sul foi escolhida pelo Governo Federal, como um dos cinco municípios do Brasil que viraram referência em Assistência Social, e o trabalho do município foi considerado o melhor no sul do Brasil.
            Já na Agricultura, Otomar ressaltou a busca neste ano do fortalecimento das Associações Rurais com a Patrulha Agrícola, beneficiando mais de 600 pequenos produtores e dando continuidade aos programas tradicionais da Agropecuária.
            Na Cultura e Turismo, o Governo colocou como referência a retomada após seis anos da Festa Mundial do Folclore. Também das festividades natalinas, fortalecimento do carnaval e apoio a todos os eventos realizados no município. O investimento de empresas para exploração do turismo na região foi outro importante destaque nesta área.
            O esporte foi consolidado em Caçapava através da realização de todos os campeonatos nos últimos três anos, cumprindo o calendário estipulado pelo setor de esportes da Prefeitura.
A política pública da saúde segundo o Prefeito foi a que mais se consolidou, com a reabertura de quatro postos de saúde na cidade, que estavam fechados e seis unidades no interior, todos com atendimento médico e procedimento da responsabilidade do Município. Além da informatização de todo o sistema de saúde, cirurgias eletivas sendo realizadas em Caçapava, nível de satisfação do Pronto Socorro, a nova Policlínica, o inicio do atendimento no centro oftalmológico, o transporte de pacientes que chega a 1.100 pessoas transportadas todo o mês e o atendimento recorde de 17 mil pessoas por mês na rede pública, todos com resolução ou encaminhamento.
A reestruturação da farmácia básica, fortalecimento do Hospital e novos médicos especialistas chegaram, como oftalmologista, anestesista e agora traumatologista. Além das clínicas que se instalaram em Caçapava e usam a rede de proteção criada, que é Assistência Social, Saúde e Educação.
           
Finanças e Administração

Sobre as finanças do município, o Prefeito salientou o grande trabalho da Secretaria da Fazenda, para negociar a dívida que ficou da administração passada, criar novas fontes de receitas, como a nota fiscal eletrônica, o georreferenciamento e as renegociações da dívida ativa, além de trabalhar em conjunto com a Secretaria de Administração, pagar a folha do funcionalismo dentro do mês trabalhado e informatizar todo o sistema de gestão.
            Na Administração, foi marcante a boa relação entre Governo e servidores públicos. Graças ao diálogo, as reposições salariais foram cumpridas e no mês de novembro um ganho real foi concedido. Mudanças para melhorar o regime jurídico também estão sendo realizadas, além da realização de um concurso público, que já está em andamento, faltando apenas a regularização das leis que estão no Legislativo para análise.
“Foi um 2015 de fortalecimento das políticas públicas criadas, principalmente na saúde, educação e assistência social, mas muitas conquistas nas novas obras e reformas, além de um equilíbrio fiscal e financeiro, mas manter todas essas políticas e garantir os recursos para as contrapartidas, enquanto 80% dos municípios paralisaram obras e serviços por falta de recursos, Caçapava do Sul pagou inclusive contas que não são suas, para cobrir atrasos nos repasses do Estado e da União”, disse o Prefeito.

Planejamento para 2016

Em 2016, Vivian falou que pretende dar seguimento nas obras iniciadas em 2015, para inaugurar até a metade do ano, renovar o parque de máquinas da Prefeitura para garantir aos próximos Prefeitos condições de prestar o serviço de forma rápida e fazer mais três obras importantes na cidade, como a entrada da cidade, reformar o restante dos ginásios que estão deteriorados e inaugurar o centro regional de traumatologia, onde a Prefeitura já está comprando os equipamentos para montar este centro no Hospital, igual o que fez com o centro oftalmológico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário