segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Votorantim apresenta programa socioeducativo em Caçapava do Sul

Durante a abertura do ano letivo da rede municipal de ensino, realizada nesta segunda-feira, dia 22, foi apresentado o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) em Caçapava do Sul. 
Centenas de educadores, o Prefeito Otomar Vivian e o Vice-Prefeito, Ilson Tondo, participaram da apresentação no Instituto Municipal de Educação feita pela jornalista Clarisse de Freitas que é gestora social da Votorantim. Ela explicou as propostas e metas do projeto.
A parceria tem como objetivo discutir os desafios e levar soluções para fortalecer a educação pública local. O tema escolhido para nortear as ações no município é “Educação inclusiva e de qualidade para todos”. Abarca crianças deficientes e superdotadas, de rua e que trabalham, de origem remota ou de população nômade, pertencentes a minorias linguísticas, étnicas ou culturais e de outros grupos em desvantagem ou marginalizados.
Segundo a gestora social, a PVE terá como primeira frente à mobilização social. O mobilizador e o consultor técnico formarão um grupo de mobilização para discutir os desafios e soluções para fortalecer a educação local. Depois cada um executa ações práticas para engajar mais pessoas e multiplicar a mensagem do projeto. 
“O grupo de mobilização deverá ser criado em abril deste ano e qualquer cidadão será bem vindo”, disse Clarisse.
O PVE também atuará em apoio à gestão pública. Por meio de parceria firmada com a Secretaria de Educação do Município (Seduc), passarão a oferecer apoio técnico especializado para gestores públicos locais. Serão realizadas reuniões periódicas em que a Seduc deverá aprimorar suas políticas alinhadas aos programas propostos pelo Ministério da Educação.
O PVE está presente em 11 estados e em 18 municípios do Brasil. A implantação do programa em Caçapava do Sul é fruto de parceria entre a Votorantim e a Prefeitura. Foi consolidada no final do mês de janeiro em encontro realizado em São Paulo. Na ocasião, a Secretária da Educação, Maureli Lopes de Melo, assinou a Carta de Pactuação do projeto.

Instituto Votorantim
Em 2008, o Grupo Votorantim abraçou a causa da Mobilização Social pela Educação como parte de sua estratégia para o desenvolvimento local. Por Meio do projeto Parceria Votorantim pela Educação, gerido pelo Instituto Votorantim, o Grupo pretende sensibilizar e mobilizar as comunidades onde atua para o valor da educação, fortalecendo e qualificando a demanda por educação.
Presença no Rio Grande do Sul
Na região de Caçapava do Sul, a Votorantim Metais estuda a implantação de um empreendimento de lavra de minério polimetálico em Minasdo Camaquã, que no momento encontra-se no início do processo de licenciamento ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário