domingo, 15 de maio de 2016

Caminhada contra o abuso sexual de crianças e adolescentes acontece nesta quarta-feira

Primeiro acontece à omissão da vítima e até mesmo da comunidade. Depois, os olhos se fecham quando deveriam estar abertos e atentos. No final, mais um ato criminoso é abafado e velado. Esta é a descrição geral de uma parcela de casos registrados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
No período entre maio de 2015 e maio de 2016, 18 novos casos de abuso sexual em Caçapava do Sul foram acompanhados pelo CREAS. Nos cinco anos de existência da unidade estatal, foram atendidos 90 casos. Um índice considerado alto para o município.
“A maioria dos casos acontece dentro de casa. São os próprios familiares que praticam. Sentimos que a comunidade ainda não acordou para este tema”, alerta a equipe do CREAS que está trabalhando na campanha Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes.
Além da distribuição de cartazes informativos, a campanha consiste em divulgar o disque 100, que é o número indicado para fazer denúncias de casos envolvendo exploração sexual.
“Basta informar o nome da criança e o local onde mora, mesmo que seja uma simples suspeita. A denúncia pode ser feita de forma anônima”, explica a equipe do CREAS.
De acordo com a unidade estatal, a conscientização nas escolas também é necessária, pois em Caçapava do Sul muitas instituições ainda se recusam a discutir temas envolvendo a exploração sexual. 
“As escolas tem dificuldade em tratar sobre determinados temas. Dizem que não é a realidade delas. É uma questão cultural, mas que precisa ser abordada. Os casos acontecem geralmente dentro de casa, envolvem meninos e meninas e independe de classe social. Se o tema for levado pra dentro da escola, depois a criança vai levar para a família”, avalia o CREAS.
A equipe da unidade estatal é formada pela coordenadora e pedagoga, Dolores Estel; psicóloga, Aline Beltrame; assistente social, Dielli Alves; advogada, Somália El Koz; secretária Carolina Rodrigues e recepcionista, Thais Moreira. Tem como objetivo verificar a situação de cada caso, através de visita domiciliar e reestruturar o ambiente familiar, através do acolhimento da vítima. É uma função de caráter protetivo e não de investigação, que fica a critério da polícia e órgãos judiciais.
Caminhada acontece dia 18

A caminhada, que faz parte da campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, acontece no dia 18 de maio. Está marcada para as 14 horas, com saída da Praça Mathias Velho (próxima ao CTG Sentinela dos Cerros) em direção ao Largo Farroupilha. O convite é para que todos participem da mobilização.
O CREAS também está promovendo a campanha nas redes sociais. No Facebook, está convidando os internautas para criarem uma frase referente ao tema, marquem os amigos e compartilhem na página do CREAS. As hashtags da campanha preventiva são: denuncie; ‎ disque100 e ‎ nãoaoabusosexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário