quarta-feira, 25 de maio de 2016

Cortes orçamentários da Unipampa é tema de encontro regional

Os cortes orçamentários que compreendem a educação, entre outras áreas, gerados pelo Governo Federal, atingiram significativamente a Universidade Federal do Pampa –Unipampa. Este fato tem gerado reações em defesa da instituição. Além de manifestações dos alunos, lideranças políticas das cidades de Bagé, Porto Alegre, São Borja, Uruguaiana, Dom Pedrito, Caçapava do Sul, Alegrete, Jaguarão e Itaqui participaram, na manhã de quarta-feira (25.05), de uma reunião na cidade sede da Unipampa, Bagé, para tratar da situação da Unipampa. A ação teve como objetivo a mobilização dos poderes executivos da região para a criação de uma frente parlamentar em defesa da Universidade.

Durante o ato, foi apresentada a atual situação financeira da instituição. “O orçamento que nos é destinado encolheu significativamente, de R$ 84 milhões para R$ 34 milhões. Temos um quadro enxuto de docentes e funcionários, não há mais onde cortar. Qualquer ajuste financeiro resulta em reduções dos recursos humanos, o que compromete no funcionamento da instituição. Além disso, frente a uma possível demissão, devido à redução de gastos, não só os alunos saem prejudicados, serão também, as famílias destes funcionários. Continuamos na luta, solicitando o auxílio dos poderes legislativo e executivo para o enfrentamento desta difícil situação da universidade”, ressaltou o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen.


Todos os 10 Prefeitos ou representantes das cidades que possuem campus da Unipampa, participaram da reunião. Caçapava do Sul foi representada pelo Vice Prefeito, Ilson Tondo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário