segunda-feira, 30 de maio de 2016

Prefeitura inaugura o novo Centro de Bem Estar Animal

Cães e gatos de Caçapava do Sul, têm um espaço novo para atendimentos veterinários gratuitos. O Centro de Bem-Estar Animal foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (30), pela Prefeitura, onde antes funcionava o canil municipal e deve auxiliar na tentativa de realizar uma castração em massa e chipagem dos animais.

O objetivo é reduzir a população de cães e gatos na cidade, que seriam entre 2 mil e 3 mil conforme a estimativa da prefeitura. A tentativa de controle da quantidade de animais já vinha acontecendo com a colocação de chips de identificação nos bichos. Segundo o veterinário Henrique Freitas, pelo menos 800 animais já estão cadastrados.

Freitas conta que trabalha há três anos no setor e que a resistência dos moradores quanto à necessidade de castração vem diminuindo. Atualmente, ao menos 250 donos de cães e gatos estão na fila de espera para levarem os animais para castração. O veterinário comemora a inauguração e diz que o espaço deve deixar de servir como depósito de animais abandonados para garantir um melhor tratamento deles.

O Centro de Bem-Estar Animal funciona no chamado Corredor do Patronato. Além de castração, também há serviços como outras cirurgias e aplicação de chips e vacinas. Horários são marcados pessoalmente ou pelo telefone (55) 9642.8092.

O local possui espaço para secretaria, banheiro adaptado, equipamento para esterilização, remédios para os animais, sala de cirurgia, oxigênio, equipamento para sugar o sangue dos animais durante o procedimento, e utensílios para fazer qualquer tipo de cirurgia e atendimento aos pequenos animais. O local também é climatizado e possui móveis adaptados.

O Coordenador do Centro de Bem Estar Animal é o veterinário, Henrique Freitas, mas o local conta ainda com mais dois servidores concursados da Prefeitura para o cuidado com os animais.


A Secretária de Saúde, Rosane Abdala, esteve no Centro e falou sobre a importância de mais esta conquista para a cidade, começando pela lei que foi instituída no município que proteção aos animais, identificação e controle das doenças, o fim do Canil e o início do Centro. Os agentes da Vigilância Sanitária também estiveram no local, participando da cerimônia e entregando o alvará de licenciamento sanitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário