quinta-feira, 9 de junho de 2016

Comitiva de Caçapava pede pelo não fechamento da 8ª CRS

Fonte: Daniel Miranda

Uma comitiva formada pelo vice-prefeito Ilson tondo, a secretária de Saúde Rosane Abdala e pelos onze vereadores de Caçapava do Sul, esteve nesta quinta-feira, 9 de junho, na Casa Civil do Governo do Estado, em busca de informações sobre estudo com vistas a mudanças na regionalização da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, de Cachoeira do Sul, onde Caçapava do Sul poderia passar a pertencer a Bagé ou Alegrete.
O secretário Márcio Biolchi e o secretário adjunto do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional do RS, José Oltramari, o diretor parlamentar da Secretaria de Saúde do Estado, Alberto Tomasi, receberam o grupo que manifestou preocupação com o fechamento da CRS de Cachoeira do Sul. O deputado Estadual Frederico Antunes também participou da reunião, e reforçou a importância de Caçapava do Sul ficar ligada a região central do Estado, tanto pela proximidade geográfica como pela afinidade com o município de Santa Maria.
 Mas a notícia importante do encontro é que o Secretário da Casa Covil garantiu que a 8ª CRS de Cachoeira do Sul não será fechada neste momento.
Segundo explicaram os secretários, essas avaliações ocorrem há muitos anos em relação ao planejamento regional. Segundo Oltramari, o tema ressurgiu no momento em que se discute o planejamento estratégico dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). “O Estado possui estruturas nas mais diversas áreas e avalia-se a possibilidade de posicionar coordenadorias de acordo com as regiões funcionais, o que não significa fechamento”.
Biolchi afirmou que a 8ª Coordenadoria de Cachoeira do Sul não irá fechar neste momento. E que, no futuro, pode até ocorrer, mas não sem aviso prévio  e consulta aos município interessados. Ponderou que no médio prazo, o tema poderá ser amadurecido, com diálogo e transparência.
A Secretária Rosane Abdala falou sobre a situação de Santa Maria ser um centro de referência na área da Saúde para os Caçapavanos, e que o município busca esta mudança há anos, mesmo sendo bem atendido por Cachoeira do Sul.
Os vereadores levaram ao secretário Biochi a preocupação da comunidade caçapavana sobre o fechamento da CRS de Cachoeira do Sul, correndo o risco de mudar o atendimento da hemodiálise e outras especialidades para Bagé e Alegrete. Mas o secretário afirmou que isto não ocorrerá no momento, sem a devida consulta e discussão com os municípios interessados. E que, o assunto da mudança para a Coordenadoria de Santa Maria será avaliada pela equipe da secretaria de Planejamento e da secretaria de Saúde do Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário