terça-feira, 14 de junho de 2016

Votorantim Metais apresenta projeto ao RS de mineração em Caçapava

O diretor-presidente da Votorantim Metais, Tito Martins, apresentou ao governador José Ivo Sartori o primeiro empreendimento da empresa no Rio Grande do Sul: o Projeto Caçapava do Sul.  O investimento consiste na implantação de uma mina para produção de 36 mil toneladas de chumbo contido, 16 mil toneladas de zinco e cinco mil toneladas de cobre contido, ao ano.
A produção de cobre e chumbo serão exportadas pelo Porto de Rio Grande. Já o zinco será transportado para as metalúrgicas da Votorantim Metais, localizadas nas cidades mineiras de Juiz de Fora e Três Marias. "A concretização do projeto transformará o Rio Grande do Sul em um polo na produção de zinco", afirmou Martins.
O empreendimento está em fase de licenciamento ambiental. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) foi protocolado em janeiro na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).  Em julho, ocorrerá a consulta pública por meio de duas audiências. De acordo com o líder do projeto da Votorantim Metais, Paul Cézanne, a estimativa da empresa é obter a licença-prévia no final deste ano e a licença de instalação no final de 2017. "Se os prazos se confirmarem, a mina deverá entrar em operação no final de 2019 ou início de 2020", disse.      
O investimento previsto é de R$ 322 milhões e a expectativa é de que 450 empregos diretos sejam gerados na fase de operação. Resultado de sete anos de pesquisa, o projeto prevê a lavra e beneficiamento de minerais polimetálicos. O depósito mineral, denominado geologicamente de Santa Maria, está localizado em Minas do Camaquã, distrito de Caçapava do Sul.     
O prefeito de Caçapava do Sul,Otomar Vivian, participou do encontro. 
Votorantim 
O Grupo Votorantim é o quarto maior grupo empresarial privado do Brasil, presente em 20 países da América do Sul a Ásia. Atua na produção de cimento, metais, suco concentrado de laranja, compostos químicos, energia, papel e celulose. Mantém negócios nas áreas financeira, tecnológica e biotecnológica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário