segunda-feira, 18 de julho de 2016

Inspetoria Veterinária alerta para o perigo de comprar carne sem procedência

Após a última apreensão de carne sem procedência na última semana, através de uma ação conjunta entre a Brigada Militar, Inspetoria Veterinária e Vigilância Sanitária, a chefe do escritório local da Inspetoria Veterinária, Nathalia Bidone, concedeu entrevista ao Portal Farrapo, falando sobre o perigo das pessoas adquirirem carne sem a devida procedência.
“Muitos consumidores não sabem, mas estes produtos podem causar sérios riscos à saúde. Diversas doenças podem ser transmitidas pela carne e derivados, como toxoplasmose, brucelose, tuberculose e cisticercosa”, disse Nathalia sobre a compra de carne sem procedência.
A Chefe da Inspetoria comentou ainda, que quando o abate é feito de forma regular, qualquer suspeita sobre o animal com essas doenças é averiguada e a carne nem chega ir para consumo humano. “Além dessas doenças, outras também podem surgir e até levar a morte por alimentos condicionados de forma errada, como é o caso das infecções alimentares causadas por diferentes tipos de bactérias”, enfatizou Nathalia.
A Inspetoria pede às pessoas que quando forem comprar carne ou derivados, questionem o estabelecimento sobre a origem e desconfiem sempre do preço muito barato.
Essas ações conjuntas dos órgãos fiscalizadores vai continuar sendo realizada todas as semanas para pressionar o combate ao abigeato e a comercialização de produtos sem a devida procedência.
Nathalia lembrou também, que a carne devidamente inspecionada tem um carimbo azul ou roxo, por tanto as pessoas devem ficar atentas a todos esses detalhes.

Para combater o abigeato e a comercialização clandestina de carne e derivados, é importante que a comunidade esteja ao lado dos órgãos fiscalizadores e denuncie qualquer suspeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário