quinta-feira, 28 de julho de 2016

Prefeitura integraliza o pagamento do piso nacional ao magistério

Nesta quinta-feira, dia 28, a Prefeitura de Caçapava do Sul pagou na sua integralidade a folha do funcionalismo público municipal, somando mais de R$ 2,4 milhões.
Mas junto com a folha, a Secretaria da Fazenda depositou para os professores municipais a última parcela do piso nacional ao magistério, integralizando o calendário criado em 2014, entre Prefeitura e Sindicato dos Professores Municipais. Na época ficou acordado que a Prefeitura iria pagar o piso nacional aos professores em quatro parcelas.
A primeira parcela foi em fevereiro de 2015, a segunda em novembro de 2015, a terceira parcela em fevereiro de 2016 e a última que integraliza o piso em julho de 2016, totalizando aproximadamente 30% de reajuste, além das reposições obrigatórias através do índice do Fundeb, que somam nos dois anos em torno de 24%. Com isso, a reposição ao magistério municipal em dois anos chegou a aproximadamente 54%.
A última parcela paga agora na folha de julho é de 14,34%. Conforme a Secretaria da Fazenda, o número atual de alunos e os investimentos feitos na educação nesses três anos proporcionaram um aumento significativo do Fundeb, ajudando o município a pagar o piso integral com recursos vinculados e tendo um superávit da educação de aproximadamente R$ 2 milhões.
“Estamos cumprindo com mais um compromisso de governo, acertado ainda durante a campanha de 2012, que era o pagamento do piso dos professores. Mas na educação ainda compramos o atual Instituto Municipal de Educação, entregamos uniforme para as crianças da rede municipal, dobramos o número de vagas na educação infantil, abrimos mais três creches, ficando oito no total, criamos o CIPP e outros investimentos e mudanças estruturais na educação de Caçapava do Sul”, disse o Prefeito Otomar Vivian.

O Prefeito mencionou ainda, a importância do Sindicato neste processo, que confiou na nossa palavra e acreditou no calendário criado, que hoje foi cumprido e pago. “ Torcemos agora que os próximos gestores continuem pagando o piso, dando as reposições do Fundeb na íntegra”, comentou Vivian.
Segundo o professor da Escola Municipal Augusto Vitor Costa, Alan Olivira, "as conquistas merecem sempre seu devido reconhecimento. Parabenizo o Sindicato dos Professores Municipais de Caçapava do Sul pela luta da conquista do Piso Salarial Nacional dos Professores. Da mesma forma, é preciso reconhecer o esforço por parte da prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, a qual cumpriu corretamente o calendário do piso e efetuou neste mês de julho a integralização(100%) do valor correspondente ao índice determinado pelo governo Federal. Educação pública precisa ser sempre valorizada! Ao poder executivo e ao sindicato, meu reconhecimento por esta valorização", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário