sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Chama crioula chega a Caçapava pelo grupo de cavalgada Portal do Pampa

A programação dos Festejos Farroupilhas 2016 começou intensa nesta quinta-feira, 25. Cerca de 30 integrantes do Grupo Municipal de Cavalgadas Portal do Pampa chegaram ao município com a Centelha da Chama Crioula. Eles fizeram a distribuição da Centelha às entidades tradicionalistas da 18ª Região Tradicionalista no Forte Dom Pedro II, no início da tarde
Os caçapavanos fizeram um percurso de 290 quilômetros, de Triunfo a Caçapava do Sul. O início da cavalgada foi do Parque de Exposições Cambuatá, no dia 13 de agosto.
Neste ano, o tema dos Festejos Farroupilhas, quando se comemoram os 180 anos da proclamação da República Rio-grandense, será ‘República das Carretas’.
A cerimônia da chegada da Chama Crioula foi no Forte Dom Pedro II, e contou com a presença do Prefeito Otomar Vivian, do Vice Ilson Tondo, do Coordenador da 18º RT, Gilberto Silveira, do Patrono dos Festejos Farroupilhas do RS, Zeno Dias Chaves, que também participou da cavalgada e autoridade militares, além dos cavalarianos.
Os cavalarianos foram recebidos no Forte Dom Pedro II pelo cantor caçapavano, Glauber Brito, com a música Portal das Belezas do Pampa.
Após a distribuiçao, o Prefeito, o Patrono Zeno Chaves e o Coordenador da cavalgada, João Batista Dorneles, fizeram a entrega da chama ao comandante geral da BM de Caçapava do Sul, Capitão Luiz Mário, onde a Brigada Militar ficará guarnecendo a chama até o dia 13 de setembro, data que inicia a Semana Farroupilha.
Durante a cerimônia, João Batista agradeceu aos integrantes da cavalgada e principalmente o Poder Público pelo apoio, mas especialmente o Patrono Zeno Chaves, que aos 89 anos acompanhou firme a cavalgada, dormindo no chão e tomando muitas vezes banho frio.
Já o Prefeito fez referência aos municípios da 18º RT, representados pelo Coordenador da região e aos cavalarianos que sairam de Triunfo e chegaram a Caçapava do Sul com a chama crioula.
A programação segue até o dia 20 de setembro com realizações de alvoradas festivas, desfiles de abertura e encerramento da semana farroupilha e os tradicionais bailes realizados pelas entidades tradicionalistas.
Também haverá homenagens patrono dos Festejos Farroupilhas Zeno Dias Chaves, Concurso Municipal de Prendas e Peões, show com Glauber Brito e homenagem aos participantes da cavalgada, no dia 02 de setembro, no CTG Clareira da Mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário