terça-feira, 23 de agosto de 2016

Três candidatos às eleições de outubro tem candidatura impugnada em Caçapava

Encerrou ontem, dia 22, o prazo para partidos, coligações, candidatos e Ministério Público impugnassem ao juiz eleitoral a candidatura daquelas pessoas que no entendimento deles não podem se candidatar.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, Fábio Macedo, todas as impugnações apresentadas foram feitas pelo MP, totalizando três em Caçapava e duas em Lavras.
Em Caçapava os candidatos impugnados são: Zauri Tiaraju de Castro, candidato à prefeito pela coligação PSD/PSOL, Acidemar Henriques de Melo, candidato a vereador pelo PMDB na coligação Caçapava Pode Mais e Antônio Celço Silveira Rodrigues que também disputa uma vaga no Legislativo pelo PT, também na coligação Caçapava Pode Mais.
Segundo o MP, a candidatura de Tiaraju foi contestada devido a desaprovação de suas contas por parte da Câmara de Vereadores e a existência de condenação criminal proferida por órgão colegiado. Já Acidemar Henriques, foi condenado na Justiça Federal, em março de 2009, pelo Artigo 171, do Código Penal, que corresponde ao crime de estelionato. Neste caso, o MP pediu a impugnação em razão da Lei da Ficha Limpa e também devido ao tipo de condenação, o candidato teria que ficar mais 8 anos sem concorrer. A respeito do candidato Antônio Celço (Toninho do PT), segundo o Ministério Público, ele é presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas. Esse cargo se equipara ao de servidor público e é preciso se licenciar três meses antes, o que não aconteceu.
Os candidatos impugnados estão sendo notificados pelo Cartório Eleitoral. “Por enquanto não muda nada no cenário político, porque os candidatos têm o prazo de sete dias para apresentarem a defesa”, explica o chefe do cartório.
Macedo afirma também que foram protocoladas outras representações contra partidos e candidatos e está sendo feita a entrada na Justiça Eleitoral.

Os candidatos impugnados de Lavras são Vitor Régis Lopes Soares, que não apresentou o comprovante de desincompatibilização e Hércules Mendes Conti, que tem uma condenação judicial ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário