segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Desafio Criativos da Escola recebe inscrições até 15 de outubro

Os alunos da rede pública de ensino de Caçapava do Sul podem inscrever seus projetos no Desafio “Criativos da Escola” até o dia 15 de outubro.  A iniciativa busca incentivar a participação e o protagonismo de crianças e adolescentes na área da educação em suas cidades. A atividade é parte da estratégia de mobilização do Parceria Votorantim Pela Educação (PVE),  programa realizado no município gaúcho pela Votorantim Metais, com o apoio do Instituto Alana e do Instituto Votorantim.
Os alunos são convidados a criar grupos, de no mínimo três pessoas, e traçar um plano de ação que eles acreditam que possa contribuir para melhorar algum problema identificado na escola, bairro ou cidade em que moram. O Desafio “Criativos da Escola” vai premiar nacionalmente, com uma vivência em Salvador (BA), os 11 projetos brasileiros que mais se destacarem nos seguintes critérios: protagonismo, impacto social, empatia e trabalho em equipe. Além disso, nos municípios participantes do PVE, serão reconhecidos até dois projetos por localidade, que receberão prêmios em dinheiro. (Parceria Votorantim pela Educação).
O Desafio “Criativos na Escola” acontece hoje em 35 países ao redor do mundo, movimentando 25 milhões de crianças e adolescentes a criar e implementar iniciativas que tornam suas escolas e comunidades em lugares melhores. No Brasil, o programa é realizado pelo Instituto Alana e conta com a parceria da Comunidade Educativa – CEDAC, UNDIME e da Futura, e com o apoio da Votorantim Cimentos, Votorantim Metais, Votorantim Energia, Fibria e Legado das Águas.
Para se inscrever e ter acesso ao regulamento acesse o site: http://criativosdaescola.com.br/
Mais Consciência
Os alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Murilo Braga, de Porto Velho, em Rondônia, estiveram entre os premiados da edição de 2015. Com um projeto relativamente simples, mas de grande valor para o meio ambiente, eles canalizaram cerca de 12 mil litros de água tratada, que pingava das centrais de refrigeração da escola, até a horta comunitária.
Para viabilizar a ideia, os estudantes desenvolveram um sistema de coleta dos respingos dos 22 aparelhos de ar condicionado por meio de canos confeccionados com garrafas PETs, arrames, boias de descarga e mangueira. Com esta ação, além de evitar o desperdício de um recurso tão importante para o planeta, também retiraram materiais recicláveis do meio ambiente, e ainda despertaram o interesse em outras pessoas para implantar o sistema.
Sobre a Votorantim Metais
A Votorantim Metais Holding é uma companhia de mineração e metais não-ferrosos, com nove operações no Brasil e no Peru e escritórios comerciais em Houston (EUA) e Salzburg (Áustria). Atualmente, é a quinta maior produtora de zinco do mundo e acionista controladora da Milpo, uma das principais produtoras de zinco no Peru.
A companhia é parte do portfolio de negócios industriais da Votorantim SA, um dos maiores conglomerados da América Latina, que inclui outras empresas com atuação na indústria de base, como cimento e materiais de construção, aço, alumínio, energia, celulose e agronegócio.
Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário