quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Audiências públicas do projeto Caçapava do Sul serão na próxima semana

A Votorantim Metais Holding (VMH) realizará na semana que vem três audiências públicas para apresentação do projeto Caçapava do Sul, que prevê lavra de zinco, cobre e chumbo, no distrito de Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul. O projeto está em fase de Licenciamento Prévio (LP) junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam). Nos eventos que ocorrerão na terça-feira (22/11) em Santana da Boa Vista, na quarta-feira (23/11) em Bagé e na quinta-feira (24/11) em Pinheiro Machado, os interessados podem conhecer o empreendimento e esclarecer suas possíveis dúvidas.
As cidades de Santana da Boa Vista e de Pinheiro Machado tiveram seus endereços alterados para melhor acomodação e segurança do público. As datas e horários permanecem os mesmos: nos dias 22, 23 e 24, a partir das 9 horas. Em Santana da Boa Vista (22/11), será no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, na Avenida Caçapava, sem número. Já em Pinheiro Machado (24/11), será no Clube Social Esportivo Luz e Ordem, na Rua Humaitá, 702. Em Bagé (23/11), o evento permanece no Ginásio Graciano.
O projeto Caçapa do Sul é o primeiro empreendimento da VMH no Rio Grande do Sul. Além de reunir as mais modernas práticas ambientais, será o primeiro do Brasil sem a utilização de barragens para rejeitos ou água. Não haverá qualquer tipo de descarte de rejeitos no rio Camaquã. Toda a água utilizada será tratada e reaproveitada.
O depósito mineral, denominado geologicamente de Santa Maria, está localizado em Minas do Camaquã, distrito do município de Caçapava do Sul. A consulta pública é o início do processo de licenciamento ambiental e a companhia já realizou, em julho deste ano, duas audiências públicas (em Minas do Camaquã e em Caçapava do Sul), com a participação de cerca de 1.600 pessoas.
O formato e a condução das audiências seguirão a Portaria N° 66, de 12 de julho de 2011 da Fepam, órgão licenciador. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) estão disponíveis para download no site do projeto (http://projetocacapavadosul.com.br/) e para consulta nas prefeituras de Santana da Boa Vista, Bagé e Pinheiro Machado, assim como na Biblioteca da Fepam, em Porto Alegre.  Os interessados podem registrar questionamentos até a véspera da data das audiências, conforme os horários das prefeituras locais, para que sejam respondidos durante os encontros.
Verifique os locais das audiências e participe:
22/11, 9 horas, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, na Avenida Caçapava, s/nº, em Santana da Boa Vista (alterado local)
23/11, 9 horas, no Ginásio Graciano, na Rua Barão do Amazonas, nº 50, em Bagé 
24/11, 9 horas, no Campo do Clube Social Esportivo Luz e Ordem, na Rua Humaitá, nº 702, em Pinheiro Machado (alterado local)
Fonte: Comunicasul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário