quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Vigilância Sanitária encontra foco do mosquito Aedes Aegypti em Caçapava

A Vigilância Sanitária está em alerta no município após encontrar uma larva do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de Dengue, Zika e Chikungunya na região central de Caçapava do Sul. O mosquito é semelhante ao pernilongo, porém de coloração escura com rajadas brancas e costuma picar durante o dia.

De acordo com Luiz Ilha, responsável pela Vigilância, a larva foi encontrada na rodoviária, em uma das 50 armadilhas que a defesa civil têm espalhadas pelo município. Além do cuidado com pontos estratégicos como oficinas, floriculturas e lava-jatos.

“Como medida estamos fazendo a delimitação do foco em uma área de mais de 24 quadras desde terça-feira (17), mas é preciso a colaboração de todos para que o mosquito não se prolifere e que cause a doença em nossa cidade”, disse Luiz.

Ele pediu para que as pessoas recebam os agentes – identificados com camiseta azul, colete e crachá – em suas residências e que não deixem água parada, onde o mosquito bota seus ovos.

“Acreditamos que, por ter sido encontrado na Rodoviária, o mosquito tenha vindo dentro de um ônibus, pois o transporte passa por locais de foco da dengue no Estado. Vale ressaltar que a presença dele não signifique que haja a doença, mas é preciso ação rápida para que isto não ocorra”, completou Luiz.

Veja as diferenças entre as doenças

Dengue- Os sintomas da dengue são mais diversos, podendo ter dores de cabeça, febre alta, tonturas e dores das articulações, além de sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes. Não há tratamento ou prevenção específica para a doença. O alívio dos sintomas é feito por meio de medicamentos como analgésicos e antitérmicos, além de muita hidratação, conforme orientação médica.

Zika- Caracterizada pelo aparecimento de manchas avermelhadas pela pele, febre menor do que 38,5, dores articulares ou musculares, dor de cabeça, coceira. Os sintomas desaparecem entre o terceiro e o sétimo dia.


Chikungunya- Os doentes podem apresentar febre acima de 38,5 graus, de início repentino e dores intensa nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. O controle do mosquito é a ação mais importante, pois as pessoas podem ter chikungunya e dengue aos mesmo tempo.  

Um comentário:

  1. A população de Caçapava do Sul , tem que se preocupar com acumulos de lixos , e materiais dispensados a céu aberto em patios, que com as chuvas são depositos de águas propícios a multiplicação de mosquitos , desde uma pequena tampa de garrafas a recipientes maiores

    ResponderExcluir