quinta-feira, 16 de março de 2017

Caçapava do Sul decreta situação de emergência após fortes temporais

O prefeito em exercício, Luiz Guglielmin, assinou Decreto de Situação de Emergência por conta dos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias.
O decreto considera “a grande precipitação pluviométrica […] de aproximadamente 400mm, média superior a 100% da previsão do período” e “em consequência das chuvas constantes, que provocaram grandes estragos nas estradas vicinais no interior, impedindo a manutenção das mesmas em período de escoamento de safra”. O transporte escolar também foi prejudicado nestas estradas.
Se aprovado pelo Governo do Estado e pela Defesa Civil Federal, o decreto facilita a vinda de recursos para recuperação das estradas, pontes e ruas que estão sem condições de tráfego.
Também autoriza a ajuda voluntária e arrecadação de recursos à população afetada, que poderá, inclusive, sacar FGTS e fazer uso para recuperação de casas que sofreram danos pelas tempestades. Outro benefício para o município é a dispensa da contratação, através de licitação de empresas para efetuar os reparos necessários de recuperação dos locais atingidos.

Os prejuízos causados pelos temporais
O Secretário de Obras, Paulo Henriques, informou que diversas regiões ficaram ilhadas por conta da queda de pontes e cabeceiras, que foram levadas pelas enchentes dos rios, além de que inúmeras ruas estão sem condições de trafegabilidade por conta de erosões e até desmoronamentos que ocorreram.
A Secretaria de Assistência Social relatou que 16 famílias se deslocaram até o local para pedir auxílio de telhas e lonas, após a forte tempestade que atingiu a cidade na quinta-feira (16) e na madrugada de domingo (12). Foi relatado também que outra família está desabrigada e foi cadastrada para recebimento de aluguel social. Mais danos foram causados na chuva desta madrugada de quinta-feira (16), relatou o Secretário de Obras.
O Coordenador Regional de proteção e Defesa Civil, Major Rinaldo da Silva Castro e seu adjunto, Sargento Adão Roberto, se reuniram com Guglielmin na segunda-feira (13) para avaliar a situação de Caçapava do Sul. O Secretário Geral, Nei Tavares e o secretário-adjunto de Obras, Ariovaldo Gomes e Gilnei Marques, da Defesa Civil local, também participaram da reunião.
Guglielmin enviou ainda ao governador do Estado, José Ivo Sartori, uma Solicitação de Homologação de Situação de Emergência e um pedido de Reconhecimento Federal de Situação de Emergência ao Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow.

Os locais mais afetados
 -Ponte dos Lanceiros (descida dos Bitencourt)
-Irapuá
-Seival
-Pessegueiro: (moradores ficaram ilhados devido a queda das duas cabeceiras das pontes da região, que já foram recuperadas pela Secretaria de Obras nesta semana)
-Coxilha da árvore
-Ponte do Lajeado
-Vila Progresso (próximo dos Limas)
-Rincão de Lourdes
-Passo da Canoa
-Santa Bárbara
-Cascata do Salso (sem acesso até o ponto turístico devido aos vãos de mais de 40m na estrada)
-Rincão da Salete
-Passo das Tropas
-Rincão das Tigras (sem acesso)
-Vista Alegre (patrolada na quarta-feira, 15)
-Bom Jardim (patrolada na quarta-feira, 15)
-Guaritas (Houve deslizamento de terra e estrada estava interditada. Na segunda-feira (13) foi desobstruída e o tráfego voltou ao normal).
-Pitangal (foi consertada na quarta-feira,15)
-Megatério (bueiro foi aterrado, dando trafegabilidade à estrada)

-Centro Bairros: Rua dos Lanceiros, Xirú Meireles, Wantuil Albarnaz (Bairro Floresta); João Teixeira de Almeida (Promorar), Patrício Pazinato, Favorino Dias, entre outras, que estão sem condições de trafegabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário