sexta-feira, 10 de março de 2017

Comissão da AL aprova por unanimidade a indicação de Otomar Vivian para o IPE

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Catarina Paladini (PSB), aprovou, por unanimidade, no início da tarde desta quinta-feira (9), o nome do ex-deputado Otomar Vivian para presidir o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul. O ex-parlamentar, que já comandou o IPERGS em outras duas ocasiões, foi indicado pelo governador José Ivo Sartori.
Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria, Vivian foi secretário municipal e prefeito de Caçapava do Sul por dois mandatos, deputado estadual por duas legislaturas, chefe da Casa Civil e secretário estadual de Administração e Recursos Humanos, de 1996 a 1998. Em 2000, ele presidiu o Parlamento gaúcho e, em 2003, foi eleito primeiro ouvidor da Assembleia Legislativa. De 2008 até a presente data, Otomar ocupou o cargo de diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Respondendo a perguntas dos deputados Tiago Simon (PMDB) e Marcel van Hatten (PP), Vivian afirmou que as últimas quatro administrações estaduais enfrentaram a questão do desequilíbrio do sistema previdenciário e encararam o problema como “uma questão estruturante”. Ele admitiu, no entanto, que o deficit previdenciário persiste e se constitui num fator limitante para que o Estado possa investir em áreas essenciais, apesar das medidas que vêm sendo adotadas em sequência desde 2003.
O parecer favorável à indicação de Vivian para a presidência do IPERGS, elaborado pelo deputado Gerson Borba (PP), ainda será submetido à apreciação do Plenário.
Também participaram da reunião os deputados Maurício Dziedricki (PTB), Juliana Brizola (PDT), Zé Nunes (PT), Juliano Roso (PCdoB) e Frederico Antunes (PP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário