quinta-feira, 13 de abril de 2017

Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa na próxima semana

Começou nesta semana a 19º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacina, gratuita, é direcionada a grupos que são mais suscetíveis ao vírus. Como o vírus da gripe é altamente mutante, a vacinação é realizada todos os anos com uma vacina diferente, que contem as novas mutações. Por isso é importante lembrar que mesmo vacinado, existe a possibilidade de uma pessoa desenvolver a gripe, geralmente com sintomas mais brandos.
Os grupos prioritários que devem receber a vacina a partir de segunda (17) são: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e mulheres que acabaram de dar a luz, pessoas com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas (que deverão ter a prescrição médica com o motivo da indicação da vacina), povo indígena, professores de escolas públicas e privadas além da população carcerária e funcionários do sistema prisional.
Na cidade, a estimativa da população alvo é de 11.250 pessoas. Trabalhadores da saúde, por ser um grupo de alto risco de contágio, receberam a vacina no período de 10 a 13 de abril. A campanha acontece no período de 10 de Abril a 26 de Maio de 2017, sendo 13 de Maio, o dia de mobilização nacional.
Pessoas que não se encaixam nos grupos citados acima também podem se vacinar, mas é preciso pagar pela vacina que pode ser obtida nas redes particulares de saúde. Mas é importante lembrar que medidas básicas como sempre lavar as mãos, evitar aglomerações, não compartilhar alimentos ou objetos de uso pessoais com pessoas que apresentem sintomas da gripe são muitos eficazes para evitar a contaminação.
É importante lembrar também que a vacina contra a gripe é contraindicada em caso de pessoas com alergia severa à clara de ovo e/ou ao antigo Merthiolate, e que apresentaram reações significativas em vacinações anteriores e é recomendado que indivíduos febris aguardem até saírem desse quadro para se vacinarem.

Locais de Vacinação:
- Unidades de Esfs
- Policlínica

Postos no Interior:
→ 24 de Abril: Posto de Saúde nas Minas do Camaquã
→ 08 de Maio: Posto de Saúde nas Caieiras
→ 15 de Maio: Posto de Saúde na Coxilha São José
→ 22 de Maio: Posto de Saúde no Santa Barbinha
→ Nos dias 18 e 25 de Maio: Posto de Saúde na Vila Progresso
→ Posto de Saúde no Durasnal: durante toda a semana.

OBS:
*A vacinação nas unidades de ESFs  é exclusiva para a população moradora da área.
*É obrigatória a apresentação da carteira de vacinação para crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário