sexta-feira, 21 de abril de 2017

Sindicato dos Engenheiros pede discussões mais técnicas do que políticas

A implantação do Projeto Caçapava do Sul vem polarizando opiniões de toda a sociedade gaúcha, opondo pontos de vista e interesses, como ficou demonstrado principalmente na Audiência Pública realizada na última quarta-feira (19) na Assembleia Legislativa.
Com investimentos superiores a meio bilhão de reais, o projeto Caçapava do Sul para mineração de chumbo, cobre, zinco e prata na Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã está pronto para se tornar realidade e aguarda a liberação ambiental por parte da FEPAM. 
O Sindicato dos Engenheiros, que ao longo de 75 anos de história defende com vigor a observância da sustentabilidade ambiental na excussão de projetos de todas as dimensões, sustenta, da mesma forma, que a análise dos impactos seja realizada com o imprescindível aporte técnico por todas as partes envolvidas.
No entanto, a análise do projeto já vem criando oportunidades para todo tipo de debate político e social com seus mais diversos vieses, como foi possível constatar na ultima audiência pública realizada em nossa Capital, nas quais os argumentos da empresa, amparados em moderna tecnologia e atenção ambiental e com a população das localidades abrangidas, eram rebatidos indevidamente por pessoas sem habilitação técnica.
Representado na audiência do dia 19 em Porto Alegre pelo membro do Conselho Técnico Consultivo, Carlos André Bulhões Mendes e pelos conselheiros do SENGE no CREA-RS, Luiz Carlos Pianta Einloft e João Leal Vivian, o SENGE alerta quanto a escassa eficácia dessas reuniões. Isso porque, o Sindicato, o CREA-RS e as universidades presentes não tiveram oportunidade de usar a palavra, enquanto foi aberto amplo espaço para manifestações culturais com demonstrações de absoluta falta de conhecimento por parte da maioria dos participantes.
Neste sentido, SENGE e o CREA-RS articulam a realização de evento a ser realizado na região de Caçapava do Sul e em Porto Alegre visando oportunizar uma ampla abordagem técnica, no sentido de esclarecer e buscar a viabilidade técnica deste importante investimento para a população e para a economia da Metade Sul do Estado.
O Sindicato dos Engenheiros articula nova rodada de Audiências Públicas visando dar transparência e esclarecimentos às questões técnicas do Projeto da Votorantim, evitando assim possíveis manipulação social e política. O gerente do projeto Caçapava da Votorantin, Paul Cézanne, esteve na sede do Sindicato participando do encontro que debateu o investimento e novas discussões técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário