segunda-feira, 17 de julho de 2017

Fórum na Unipampa discute parcerias e cooperação

A Unipampa realizou o Fórum do Programa Conexões Universidade-Escola nesta segunda-feira, 17. O evento teve participação do reitor da Unipampa, Marco Antonio Hansen; a diretora do campus Caçapava, Aline Balladares; o prefeito Giovani Amestoy e o vereador Silvio Tondo, representando a Câmara de Vereadores, além do prefeito de Lavras do Sul, Savio Prestes e representantes de municípios da região.
O objetivo “Programa Conexões” foi promover uma articulação estratégica e em regime de colaboração entre a União (representada pela Unipampa); o Estado do Rio Grande do Sul (representado pela Secretária Estadual de Educação); e os municípios (representados pelas Prefeituras, Secretarias Municipais de Educação e escolas do município), para implantação de Núcleos Interdisciplinares de Formação de Educadores – NIFE, em salas de aula de escolas públicas.
Os NIFE consistem em uma estrutura universitária interligada tecnologicamente, com foco na integração entre a formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica e na democratização e regionalização da oferta de ensino superior, público, gratuito e de qualidade. De acordo com a proposta, universitários ingressantes poderão começar o curso estudando, no primeiro semestre, nos NIFE das cidades que participarão do Programa, bem como professores dos municípios poderão participar de formações continuadas promovidas por professores universitários dos cursos de licenciatura.
Durante o evento, Marco Antonio Hansen e Giovani Amestoy firmaram um convênio entre Unipampa e Prefeitura, que irá garantir estágios para alunos do campus Caçapava do Sul na Prefeitura.
Este projeto foi proposto pelo Curso de Ciências Exatas – Licenciatura e é pioneiro desta proposta, ao propor realizar um projeto-piloto nos municípios vizinhos do Campus Caçapava do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário