sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Caçapava participa da homenageia a força-tarefa de combate aos crimes rurais e ao abigeato

No período do Grande Expediente desta quinta-feira (10), o líder do Partido Progressista (PP) na Assembleia Legislativa, Sérgio Turra, homenageou nos integrantes da força-tarefa de combate aos crimes rurais e ao abigeato. Criada em agosto de 2016, o grupo está sediado em Bagé e, atualmente, já prendeu 136 suspeitos e desarticulou 17 quadrilhas.

Durante o seu discurso, Turra lembrou que o abigeato, o furto de sementes, cargas de grãos, agroquímicos, tratores e máquinas são crimes cometidos por bandidos que agem com desenvoltura na zona rural, causando grandes prejuízos aos agricultores em todo o Estado. “Quem saqueia em escala industrial, hoje, são quadrilhas conectadas, com frotas de veículos e armamentos modernos”, disse.

O Vereador Mariano Teixeira esteve na Assembleia representando a Câmara de Vereadores e participou da homenagem.

“Sou defensor do Produtor Rural e o Presidente da Comissão Especial de Combate ao Abigeato do Legislativo, com isso, estou acompanhando de perto todas as ações das Forças de Segurança no Combate ao Abigeato e trabalhando em conjunto nesta área com o Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais”, disse Mariano.

O vereador participou de uma reunião reservada no Gabinete da Presidência da Assembleia, com o Deputado Estadual Sergio Turra e um dos Delegados responsáveis pela força tarefa, Adriano de Jesus Linhares Rodrigues.

Durante o evento, deputado ressaltou o prejuízo dos produtores que, entre 2015 e 2016, superaram a marca de R$ 70 milhões. “Mas os danos ultrapassam a porteira do campo. Com o abate clandestino e o comércio ilegal de insumos, por óbvio, não recolhem tributos, não é difícil imaginar o que isso representa em termos de evasão de receita fiscal. Recursos que seriam vitais para o bom funcionamento do Estado”, afirmou.

Turra garantiu que com a criação da Força-tarefa de Combate aos Crimes Rurais e ao Abigeato da Polícia Civil os números começaram a mudar. Segundo o deputado, com uma equipe formada por profissionais com experiência em delegacias especializadas como DEFREC e DEIC, o trabalho dos policiais foi bem-sucedido. “As ocorrências tiveram uma queda de vinte e sete por cento entre janeiro e julho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado”, destacou o líder progressista.

Para o parlamentar, em razão da importância econômica e social do agronegócio, que responde por 46% PIB gaúcho, o Estado precisa manter o trabalho de combate aos crimes agropecuários. “A complexidade do problema exige a dedicação, em tempo integral, de uma delegacia especializada em crimes agropecuários. Por isso, solicitei nesta semana ao secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, a criação de uma Delegacia Especializada em Crimes Agropecuários, que será a garantia de continuidade do trabalho da força-tarefa”, explicou.

Depois de reforçar a proposta de criação da delegacia especializada em crimes agropecuários, o deputado encerrou o Grande Expediente citando nominalmente os nove policiais civis que atuaram na força-tarefa. “O Estado do Rio Grande do Sul, os produtores rurais, os consumidores urbanos, todos nós, enfim, somos imensamente gratos ao trabalho desses homens e mulheres”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário