quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Projeto Sementes Crioulas da ETERRG destaca-se em Mostra de Trabalhos em Rio Grande

 Entre os dias 16 e 18 de agosto, numa promoção da SEDUC-RS, reuniram-se escolas técnicas pertencentes às Coordenadorias Regionais de Bagé, Pelotas, Rio Grande, Santana de Livramento e Uruguaiana para, na cidade de Rio Grande, participar da XIV Mostra da Educação Profissional, onde a Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes participou com projetos de pesquisa nos seguintes temas: Agroecologia, Recria de Terneiras, Turismo e Sementes Crioulas.
           
Em execução desde 2014, sob coordenação das professoras Ana Flávia Leão e Francelina Oliveira Vasconcelos, o projeto sobre Sementes Crioulas, que conta com apoio das diferentes segmentos da comunidade escolar, inicialmente abordou o resgate sociocultural e a importância da manutenção da pureza genética.
           Já em 2015, tratou de mecanismos capazes de garantir a manutenção da qualidade das sementes ao desenvolver atividades de recobrimento com pó de calcário, em 2016, frente ao grave problema de esvaziamento do meio rural discutiu questões sobre o êxodo rural e a sucessão familiar.
           
Neste ano letivo, numa parceria com as escolas municipais do campo e, desenvolvido por alunos da turma 1001, representados pelos alunos Ana Julia Teixeira Dias, Felipe Zago Chaves e Victória Valcarenghi, investe na formação de guardiões mirins de sementes como forma de ampliar nosso campo de pesquisa.
            Destaca-se ainda a importância do tema abordado pelas premiações conquistadas: o participar das Mostras de Educação Profissional, 2o Lugar em 2014 e 1Lugar em 2015, 2016 e 2017, pela participação em Seminários vinculados à Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, publicação de artigo na Revista dos Supervisores do Rio Grande do Sul e apresentação em eventos promovidos por universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário